Contador de visitas

terça-feira, 27 de março de 2012

Difusão da Ciência é com o Ciência Móvel

O estagiário de Biologia Lucas, realizando a maior experiência da sua vida, promovendo o estudo da Ciência com a Inclusão, na Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves.
Realmente a iniciativa do laboratório móvel, está inovando as práticas científicas nos diferentes bairros de Anápolis.
Seja na sala de aula ou pátio, os alunos se alvoraçam para montarem e operarem os pequenos robôs com energia solar. Parece a princípio um grande quebra cabeça, mas logo todos estão se arriscando na montagem.
O microscópio também faz sucesso com a curiosidade da criançada. "É fantástico!", dizem os alunos a verem o mundo micro até então desconhecido por eles.






Aqui na sala de aula outra equipe desenvolve aula de decantação, novamente o interesse é total.










Observando a reação dos alunos aos conteúdos apresentados de forma lúdica, pude perceber o quanto é mais significativo partir do mundo concreto para as teorias do abstrato.




Tudo visto de longe parece uma grande brincadeira, mas na realidade o que este Projeto está buscando em cada Escola atendida, é justamente desmitificar que a aprendizagem só acontece entre quatro paredes, com alunos sentados em fila indiana, silêncio, etc.

Imagens e Texto: Professora Eucárice Cabó

segunda-feira, 26 de março de 2012

Coleta Seletiva em órgãos públicos de Anápolis

Na Conferência Municipal de Meio Ambiente, foi votado uma proposta  necessária às repartições públicas. Esta proposta incentiva a redução de papel nas correspondências internas e a reciclagem de papeis não mais utilizáveis, bem como as embalagens dos produtos de limpeza. E antes mesmo de chegar a Conferência Nacional, já estamos tendo a aprovação de alguns órgãos, como a Agência do INSS, que me convidou enquanto Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Coleta Seletiva, para se juntarem e fundamentarem a nossa proposta.

A presidenta da Cooperativa de Coleta Seletiva de Anápolis, apresentou como vem sendo realizado os trabalhos de recolhimento em Condomínios, Prefeitura Municipal e alguns bairros de Anápolis.
Estiveram presentes alguns membros da Cooperativa e chefes de departamento, que ficaram muito interessados na maneira que Anápolis, vem tratando as questões do lixo.


Estamos tentando fazer a nossa parte, agora cabe a população responder ao nosso apelo.
Cuidar do Meio Ambiente, não apenas função da Prefeitura ou das Cooperativas, mas sim dever de todos. O Meio (Ambiente) somado a qualidade de vida atual e futura, na realidade se transforma no todo, ou seja, em um Inteiro (Ambiente). Ele é um ciclo que gira conforme as ações humanas, se o tratamos bem serenos bem trados por ele, mas se agirmos com descaso, já presenciamos pelos telejornais, como ele nos trata e em muitos dos casos de catástrofes naturais, todos pagamos por aquilos que nem todos fizemos.
Vale repassar esta ideia, pois é de pequenos atos que atingimos resultados surpreendentes.

Imagens e texto: Profª Eucárice Cabó

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água em Anápolis

Sabemos que a situação das nascentes e mananciais de Anápolis assim como em todo mundo, passa por sérios problemas.
Estamos tentando conscientizar as pessoas da importância de se preservar este bem comum, mas não é fácil.
No ano de 2011, foi realizada uma ação da Prefeitura, que recolheu em cada setor da cidade toneladas de lixo domésticos, tais como: móveis velhos e outros utensílios domésticos, visando justamente impedir que os mesmo fossem depositados as margens, ou dentro dos córregos que cortam o município. Contudo conforme noticiário local a ação não foi o bastante para conter as agressões a este bem tão precioso e necessário.
Analisando os resultados obtidos, as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, investe na Educação Ambiental dos anos do 4º e 5º ano, para que os mesmos possam serem nossos coordenadores em seus bairros e nos ajudem a mudar o comportamento dos adultos, que carregam consigo a cultura de desperdiçar água sem se preocuparem com o amanhã.
Alunos da Escola Municipal Antônio Constante, fizeram uma pequena caminhada até o Parque Ipiranga, para terem uma aula junto as nascentes que abastecem o Parque.
Os alunos do 4º e 5º ano, foram acompanhados pelas professoras e de maneira descontraída interagiam  com a metodologia da aula ao ar livre.
 Renam, Gerente do Parque começou indagando os alunos sobre o porquê deles estarem ali.
Sequênciando, ele abordou o uso racional da água, o desperdício doméstico, a poluição dos córregos com lixo jogado pela população e abordou também a questão do tratamento de esgoto.
Pode parecer um pequeno gesto, mas o que estas crianças ouviram, servirão para garantir o futuro das novas gerações.
Esta é uma das nascentes do Parque Ipiranga. A Bióloga Renata e Cláudia, explicaram como as nascentes se formam...
e se transformam em grandes rios. Também foi explicado a importância da mata ciliar para a preservação da nascente.




A interação com a natureza fez com que as crianças se sentissem a vontade para participarem de uma aula diferente...









Alguns concentrados, outros distraídos, mas o que realmente importa é a semente que plantamos nas cabecinhas de cada um ali presente.






Imagens e texto: Profª Eucárice

segunda-feira, 19 de março de 2012

Que Cidadania é essa?

A Casa Brasil, fica na Vila Norte, bairro de Anápolis com grandes conflitos sócio-econômicos.

Com o objetivo de levar a essa população "Conhecimento e Cidadania", atendeu no ano de 2011 aproximadamente 17 mil pessoas da comunidade local.
Infelizmente, existem pessoas que não compreendem o verdadeiro sentido da palavra "bem público". A foto acima mostra as marcas da destruição feitas por esses indivíduos que só tinham a ganhar com o espaço a eles destinado.
O sujo na parede são pegadas do caminho escolhido por aqueles que se negam a exercer sua cidadania e optam por se manterem a margem do caminho.







Neste local funcionava a oficina de rádio comunicação, restou apenas esta conexão.






Que explicação podemos dar para esta atitude?
Destruir algo que é de todos e para todos!








A Casa Brasil, oferecia oficinas de rádio e comunicação, Telecentro comunitário, Laboratório de Ciência, Estúdio Multimídia, Sala de Leitura e um Auditório. Hoje destruído, mas está sendo reconstruído. 
Vamos mais uma vez acreditar, que a população poderá reconhecer o valor dessa ação de inserção social.
Funcionários da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, estão aguardando o término da reforma, para retornarem as suas atividades diárias.

Significados de termos:
  1. Bem Público: denomina-se bem público, todo bem usufruído pela população de forma gratuita, ou seja, que não se paga, pois o custo dos mesmos já estão embutidos nos impostos arrecadados pelo governos e aplicados às necessidades da população. 
  2. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum. 
Agora a reflexão:

Por que as pessoas são capazes de agirem com tanto descaso em relação a benefícios gratuito?
Do material retirado, apenas duas caixas acústicas foram resgatadas do Parque que se instalou defronte ao prédio. Há informes que um pregão está vendendo os monitores do Telecentro.
E agora, quem são os culpados?
Nós enquanto governo que investimos na população carente, ou a população carente que não quer ser ajudada?
Fico aguardando respostas, que me convençam dessa barbárie.

Imagens e Texto: Profª Eucárice



quinta-feira, 15 de março de 2012

Brincando e Aprendendo Ciências

O Projeto Ciência Móvel, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde estagiários bolsistas da Faculdade Anhanguera, PUC e UEG, levam às escolas uma metodologia diferenciada da sala de aula, despertando nos alunos o interesse pelas práticas científicas.
Com o apoio da Coordenação Pedagógica, a Escola Municipal Clovis Guerra é o piloto do Projeto que está em fase de implantação.
As oficinas acontecem de acordo com a demanda da Unidade Escolar, sendo assim não interferem no andamento dos trabalhos escolares.
Elas podem ocorrerem no mesmo turno, paralelo as aulas normais, ou no contra turno. Tudo bem planejando para atrair a atenção dos alunos para as novas práticas a serem ministradas.
A aula de Microscopia, prende bastante a atenção da criança, que deixam fluir a curiosidade para a utilização do equipamento.
Esta aluna está analisando uma lâmina de sangue coagulado, com diversos focos de distância.
Esta outra turma, se envolve no circuito da Robótica, mais curiosidade sobre o tema a ser apresentado, neste caso a montagem do Cata Vento gerado pela energia solar.
Aqui é o espaço para a montagem dos Mini robôs, que também utilizam a luz solar.
A turma se divide na sala de aula e a professora também se interage com as atividades diversificadas.
A expectativa das duas Secretarias, é que com este projeto possamos despertar em nossos alunos futuros cientistas e que principalmente, o ensino das Ciências, passe a ser mais prazeiroso. Acreditamos que investindo nos pequenos, conseguiremos atingir um espaço maior para os mesmos nesta sociedade tecnológica e inovadora.

Imagens e Texto: Profª Eucárice - Coordenadora do Projeto na Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira, 12 de março de 2012

Anapolino se classifica para Olimpíada Internacional de Física em 2013

Um adolescente de 14 anos estudante do Colégio Militar de Anápolis-Go, vai receber, no próximo dia 30, uma medalha de ouro em Goiânia. A condecoração é pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Física em 2011. O campeão já se prepara para participar da Olimpíada Internacional de Física em 2013. As competições foram realizadas no ano passado, mas o resultado das Olimpíadas só foi divulgado na semana passada.

Pedro é aluno do 1º ano, mas teve seu destaque por ser o único aluno de Goiás a conquistar o ouro nas Olimpíadas de Física no ano passado. O estado conquistou ainda uma medalha de prata, quatro de bronze e quatro menções honrosas. Ele conta, inclusive, que nas horas de folga assiste televisão e joga videogame.
Para a maioria dos alunos, as matérias de exatas são um bicho de sete cabeças. Mas a professora Elisana Dias garante que a dificuldade pode não ser tão grande assim. "Física não é somente contas, números e também teoria. Se ele entende a teoria, ele pode levar isso para o dia a dia, para uma aula de laboratório, verificando a importância da disciplina dele no cotidiano."
De acordo com os professores, Pedro tem uma facilidade para absorver o conteúdo ensinado no colégio. "Eu aprendo mais ouvindo e vendo as explicações, fazendo perguntas e discutindo com o professor. Apenas ler o livro nem sempre é suficiente, pois às vezes o livro não explica bem, ou você não entende alguma coisa e não tem como interagir, como se faz com o professor", argumento.

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/03/goiano-se-classifica-para-olimpiada-internacional-de-fisica-em-2013.html

domingo, 11 de março de 2012

Cientistas criam mapa do interior da Terra em alta resolução

Uma equipe de pesquisadores elaborou um inédito mapa global da crosta terrestre a partir de observações e cálculos realizados pelo satélite GOGE, informou a Agência Espacial Europeia (ESA), na última sexta-feira (9).
No entanto, batizado como projeto GEMMA, observou-se a zona conhecida como Moho, situada entre a parte mais externa da Terra, a crosta, e os primeiros 50 quilômetros de profundidade, onde se concentram os recursos como gás natural, petróleo e minerais.
 O mapa mede com uma resolução sem precedentes a profundidade desta zona do planeta, e permite uma compreensão melhor do interior da Terra e da gravidade.
As imagens do satélite GOGE mostram a Terra com uma precisão nunca antes obtida, o que contribui para entender melhor a circulação dos oceanos, fundamental para determinar a energia terrestre e as mudanças nos níveis do mar.
O projeto GEMMA melhora as projeções feitas anteriormente, que ao se basearem em dados recolhidos após a análise de terremotos ou da gravidade eram insuficientes.
A equipe cientista foi dirigida pelo italiano Daniele Sampieto e o projeto foi financiado pelo centro de pesquisas Politécnico de Milão e pela ESA.

Maior tempestade solar em cinco anos atinge a Terra

A maior tempestade solar em cinco anos gerou impactos na Terra na última quinta-feira (8), forçando algumas companhias aéreas a desviar seus voos e ameaçando interrupções de energia.
A Nasa e outras agências espaciais advertiu que a tempestade poderia alterar os sistemas de posicionamento global (GPS), satélites e redes de energia, o que já levou algumas companhias aéreas a mudar suas rotas de voo próximas aos pólos.

No entanto, o campo magnético da Terra parece estar absorvendo o peso do impacto e é improvável que alcance um nível mais grave, disseram pesquisadores dos Estados Unidos.

A ponta de ejeção de massa coronal, uma explosão de partículas e plasma quente, fez com que o Sol entrasse na quarta-feira, impactando a Terra na quinta-feira às 7h45(horário de Brasília), explicou a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). As previsões de que a tempestade poderia chegar ao nível três, em uma escala de cinco, atingindo um nível "forte de radiação" solar e tempestade geomagnéticas,  "ainda parecem ser justificadas" declarou a NOAA,


"Até agora a orientação do campo magnético tem sido o oposto do que é necessário para tornar o impacto mais forte. À medida que o evento avança, este campo continuará mudando".
A NASA previu na noite de quarta-feira que a tempestade poderia atingir o nível "grave" e é esperado que seus efeitos durem até sexta-feira. A tempestade é provavelmente, "a pior desde dezembro de 2006", informou o cientista da NOAA, Joseph kunches.
Espera-se que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) não sejam afetados pela tempestade de radiação, segundo a NASA.
Um impressionante espetáculo de aurora boreal pode ser visto na Ásia Central ao cair da noite,
 As tempestades geomagnéticas e de radiação estão se tornando mais frequentes à medida que o sol passa de seu período mínimo de atividade solar para máximo, o que acontecerá nos próximos anos, mas os seres humanos deverão estar protegidos pelo campo magnético da Terra.
No entanto, alguns especialistas estão preocupados porque, como a dependência da tecnologia de satélite GPS é maior do que era durante a última tempestade solar, poderá haver mais transtornos na vida diária.
O distúrbio começou na noite de domingo, em uma região ativa do Sol chamada 1429, com uma grande explosão solar associada a uma rajada de vento solar e plasma, conhecida como ejeções de massa coronal, que caiu na Terra a cerca de 6,4 milhões de Km/h.
A Nasa afirmou que a primeira erupção (classificada na poderosa classe X e direcionada para a Terra) foi a maior do ano e uma das maiores deste ciclo mínimo solar, que começou em 2007.
As tempestades solares só causaram breves apagões de rádio de alta frequência, segundo a NOAA.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Secretaria Municipal de Educação e Colégio Militar de Anápolis

O Colégio Militar César Toledo de Anápolis, criado em 17 de dezembro de 2005, com a missão desenvolver atitudes cívicas aplicadas de forma associada a um ensino de qualidade, promove a integração da Polícia Militar de Goiás com a comunidade de maneira interagida, onde o resultado vem se destacando no cenário nacional, através dos indicadores do Ministério da Educação.
Sargento Prado, Professor e Coordenador de Educação Física, assessora e o Diretor Major Edmilson, parte da equipe que comanda aproximadamente 1800 alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O grupo gestor solicitou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Educação Ambiental, para desenvolver o "Projeto de Coleta Seletiva".
Após um breve histórico das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no decorrer dos últimos três anos, chegamos a um concesso de primeiramente apresentar o proposta envolvendo toda administração e pedagógico do colégio.
  Posteriormente, será formado um grupo com 25 alunos multiplicadores que atuarão não apenas dentro da Unidade Escolar, mas difundirá também junto a comunidade onde estão inseridos.
São atitudes como estas que fazem o trabalho de Educação Ambiental atingir todos os bairros do município e o mais importante: através de alunos moradores e estudantes que colocam em prática as ações pertinentes  ao Meio Ambiente.

Imagens e texto: Profª Eucárice Cabó

Projeto "Água uso Racional" - 2012

Projeto
“Água o uso Racional”
  


Responsável:
Secretaria Municipal de Educação: Profª Eucárice Cabó
Parceria:
SENEAGO – Anápolis/GO

 Março/2012



I – Justificativa:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres vivos do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício e outros, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar os alunos do Jardim II e 1º ano, tornando-os agentes multiplicadores, levando o conhecimento adquirido à comunidade onde os mesmos estão inseridos ou até mesmo além desse limite, atendo-se  para o uso racional da água e da preservação do Meio Ambiente, como forma de garantir uma fonte futura para a nossa existência.
II – Objetivo Geral:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao Meio Ambiente, em especial a água e reconhecer a ação humana na transformação do mesmo, principalmente no que diz respeito a poluição e ao desperdício de água potável.
III- Conteúdos:
  1. Conceituais:
  • Saber sobre a necessidade de economizar água;
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas utilidades;
  • Compreender o Ciclo da Água;
  • Conhecer as causas da poluição da água;
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
  • Identificar o percurso da água do Ribeirão Piancó até as casas;
  • Conhecer os estados físicos da água;
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos;
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas de água do nosso planeta.
  1. Conteúdos Procedimentais:
  • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
  • Assistir vídeos que contextualizam as diversas abordagens sobre a água;
  • Realizar experiências diversas com água nos seus três estados;
  • Se possível observar córrego poluído que faça parte do bairro ou próximo a ele;
  • Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive;
  • Analisar contas de água das famílias dos alunos e da escola, abrindo discussão sobre os dados analisados;
  • Visitar a Estação de Tratamento de Água (SANEAGO) e conhecer o processo de tratamento e monitoramento da água;
  • Confeccionar materiais de artes diversificados retratando o conteúdo apreendido.
  1. Conhecimentos Atitudinais
  • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
  • Colaborar para a preservação da água no Meio Ambiente;
  • Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o Meio Ambiente em geral;
  • Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos;
  • Adquirir hábito de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
IV – Etapas Previstas:
  1. Leitura de textos, histórias, parlendas, advinhas e outros, que abordem o tema proposto;
  2. Produção coletiva de pequenos textos;
  3. Escrita espontânea;
  4. Jogos pedagógicos;
  5. Entrevista com profissional da rede de tratamento de água e esgoto;
  6. Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o tema estudado
  7. Estatística de consumo através das contas de água;
  8. Porcentagem de água nos alimentos e no corpo;Noções de massa (pesado e leve);
  9. Volume (cheio oi vazio);
  10. Situações problemas envolvendo a água;
  11. Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
  12. Passeio ao redor da escola observando a ação da chu8va no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto;
  13. Experiência com o Pé de Feijão;
  14. Vídeos e Palestras;
  15. Experimentos que analisam a diferença entre água limpa e água poluída;
  16. Visita a Estação de Tratamento de Água (ETA) da SANEAGO de Anápolis;
  17. Desenho livre e de observação;
  18. Dobraduras;
  19. Releitura de obras de arte;
  20. Modelagem com areia e argila;
  21. Técnicas de pintura
  22. Murais
  23. Atividades diversas de arte musical.
V – Público Alvo:
·         1ª etapa: alunos do Maternal II (5 anos);
·         2ª etapa: alunos do 1º ano (6 e 7 anos).
      VI – Cronograma:

Data
Unidade Escolar
Quantidade de alunos
01
 a definir
CMEI Arnaldo Steckelberg
41
02

CMEI Cibele Teodoro Teles
38
03

CMEI Cristiane Alves A. Peixoto
35
04

CMEI Des Ayr Borges Ameida
47
05

CMEI D. Iris Araújo Rezende
22
06

CMEI Dra Zilda Arns
25
07

CMEI Gracinda Maria da Silva
44
08

CMEI Jandira Bretas
43
09

CMEI José Epaminondas Roriz
31
10

CMEI Maria Capuzzo Cremonez
51
11

CMEI Maura Helena de O Simões
50
12

CMEI Paulo Freire
25
13

CMEI Profª Dalva Mª D Trindade
88
14

CMEI Rettie T. Batista
48
15

CEI Beth Shalom - Madureira
29
16

CEI Beth Shalom II
50
17

CEI Beth Shalom III
15
18

CEI Betesda Esperança
50
19

CEI Betesda Jardim Primavera
30
20

CEI Pelicano
39
21

CEI Pioneira
23
22

EM Batista Esperança
44
23

EM Belisária Correa
25
24

EM José Cupertino de Paula
75
25

EM Lindolfo Pereira
25
26

EM Prof Ernest Heeger
69
27

EM Prof Jesus Duarte
14
28

EM  Raimunda de Oliveira Passos
16
29

EM Wady Cecílio
10
30

EM Walmir Bastos Ribeiro
25