Contador de visitas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Capacitação Agrinho 2010 Parte II

Equipe de Professores de Anápolis participam da capacitação do Agrinho.
 
Gestoras Karla, Elisa, Lara, Angelina e Eucárice da Diretoria de Ciência e Tecnologia

Luciane Puglise da Diretoria de Ciência e Tecnologia

Gestoras Valdineya e Mágda
Perpétua e Esmeralda


Gestor Fernando e Débora
Claudete, Nilda 

A ansiedade foi grande em conhecer o desafio da capacitação.

Capacitação Agrinho 2010 - Parte I

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Sistema FAEG;SENAR e Sindicatos Rurais, em parceria com o Governo de Goiás, através das Secretaria de Estado da Educação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com Prefeituras e com diversas empresas e instituições.
No programa optou-se pela adoção da proposta metodológica da Pedagógica da Pesquisa, que pretende formar educandos e educadores pesquisadores, sujeitos fazedores da história dos dias atuais.é por meio da participação de todos os aprendizes que interagem entre si que se realiza o processo de construção do conhecimento. Esta metodologia é caracterizada pelas seguintes ações:


  • Participação ativa do educando no processo de aprendizagem;
  • Interatividade de todos que atuam no processo;
  • Estímulo dos processos de comunicação e expressão;
  • Aceitação das diversidades e diferenças;
  • Desenvolvimento da autonomia dos educandos.
Na pedagogia da pesquisa uma das premissas fundamentais é a de provocar rupturas, desinstalar, colocar o sujeito diante de situações sempre novas e conflitantes.
As atividades do Programa Agrinho seguem o seguinte esquema:

  1. Delimitar a Pesquisa;
  2. Inserir links;
  3. Questionar o conhecimento existente;
  4. Responder aos questionamentos elaborados;
  5. Delimitar a Pesquisa: leitura da realidade;
  6. Produzir novos conhecimentos;
  7. Avaliar todos os conhecimentos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Liga de fotógrafos escolhe melhores fotos de natureza de todos os tempos

Muitas das fotos serão leiloadas em Nova York na quinta-feira para marcar o Dia da Terra.
A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos para

Urso polar


Tartarugas

Ninfeias

Ilha de Pedra

Leão Marinho


Elefantes

Atitude

A Escola Municipal Belisária Corrêa Faria, está cada vez mais preocupada com o bem estar físico e mental de seus alunos.
A Unidade Escolar instalou equipamento de segurança na lateral que da acesso às salas de aula, impedindo que algum aluno venha se acidentar. Isso é ATITUDE...

Com a Professora Cida Leite, removeu a antiga horta, para uma área que ficou mais próxima da cantina, dando um novo visual na área interna.


Alimentos orgânicos ...

alimentação saudável.


Quadra bem cuidada, grama podada e limpa, vasilhames de lixo,


Capricho em cada detalhe

O recurso visual, promove bem estar.


Alunos do turno vespertino, assistiram ao excelente trabalho promovido pelo Núcleo Integrado de Educação Comunitária - NIEC.

Os pequenos acomodaram na área coberta, todos curiosos, para saber o que iria acontecer,



A Gestora Adeane, iniciou a atividade fazendo um breve relato sobre os problemas que a Dengue vem trazendo para a comunidade, resasaltndo a importância de cada um cuidar do seu quintal e conscientizar os adultos sobre a questão do lixo.



Professoras Geane e Claudete, acompanhavam atentamente a euforia da criançada.



O coordenador Sebastião do NIEC, faz a abertura do teatro de fantaoches, instigando a criançada, para sondar o nível de conehcimento sobre a Dengue.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Segundo dia de capacitação - EDUCANVISA

 
Edson, relatou sobre todas as consequências da aquisição de medicamentos sem receita médica, ressaltando a importância de se seguir a posologia médica, com os efeitos colaterais através de vídeos relacionados com a alta medicação.



A equipe da Educação de Padre Bernardo


Alice com seu jeito descontraído, trouxe não apenas informação, como também motivação, através dos sorteios de brindes.


Os municípios de Anápolis, Campo Limpo de Goiás e Padre Bernardo, agora inseridos no Projeto, acelerarão suas ações, a procura de novas metodologias que auxiliarão no processo de conscientização.

Educanvisa em Anápolis


Professora Virgínia Maria Pereira de Melo, Secretária Municipal de Educação, deu início aos trabalhos, ressaltando a importância do papel da educação, no processo de conscientização, quantos aos cuidados necessários para se promover a qualidade de vida.


Estiveram presentes Ailtom, da Vigilância Sanitária do Campo, Secretaria Municipal de Saúde, Diretora da Vigilância Sanitária de Anápolis, Nélia, Farmacéutico Edson Arantes Faria Filho e  Nutricionista Lidiane SimõesVigilância Sanitária de Padre Bernardo Terezinha Damásio e Helton Pereira Soares, Alice Alves de Souza, Especialista em Regulamentação e Vigilância Sanitária.

Lidiane Simões apresentou conteúdos relacionados a boa saúde, mitos e verdades sobre dietas e carbohidrátos, o aleitamento materno, controle sobre propaganda alimentar.

Nedir Garcia, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Iris, Professora Rosana. Raimundo Teles Júnior Nutricionista do Setor Municipal de Merenda Escolar, Valéria Karla, Gestora da Escola Municipal Alfredo Jacomossi e Professor Nilton.
 





Márcia da Vigilância Sanitária Estadual.




PROJETO EDUCANVISA

O projeto Educanvisa prepara os profissionais de Educação da rede pública e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde que tem relação direta com o trabalho da Anvisa, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.

As escolas e os núcleos de Visa que se interessam pela proposta do projeto devem entrar em contato com a Anvisa. A parceria firmada entre a Agência e as secretarias de Educação e de Saúde possibilita a implantação do Educanvisa.

A capacitação promovida pela Anvisa está associada também ao fornecimento regular de material didático, o que significa dizer que a Agência investe para garantir a implantação e a continuidade do projeto Educanvisa. Esses recursos permitem que os professores de ensino médio e fundamental disponham de meios para abordar e estimular a discussão dos temas da Vigilância Sanitária em sala de aula.

Metodologia

No Educanvisa, os conteúdos são passados por meio de minicursos fundamentados em quatro temas:
• A Saúde e a Promoção da Saúde
• A Vigilância Sanitária
• Os Medicamentos / Os Alimentos
• A Propaganda de Medicamentos e de Alimentos

Nos minicursos, os professores são preparados para aplicar os temas em sala de aula. O que se espera como resultado é a formação de estudantes capazes de disseminar conhecimentos de Vigilância Sanitária em suas comunidades.

Como Aderir ao Educanvisa em 2010/2011

1) Mande um Ofício informando sobre seu interesse em participar do projeto para:
Gerência Geral de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária (GGPRO-Anvisa)
Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (S I A), Trecho 5, Área Especial 57 – Bloco B – 1º Andar – Sala 02 – CEP 71.205-050 – Brasília – DF

2) No Ofício deverão constar todas as formas de contato do solicitante, ou seja, telefones, e-mail e endereço.

3) O Núcleo ou Coordenação de Vigilância Sanitária e a Secretaria de Educação de cada cidade devem estar integrados para fazer esta solicitação à Anvisa. Isto porque são as secretarias que indicam as escolas que participarão do projeto e os professores para a capacitação.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A VERGONHA



Crônica de Luiz Fernando Verissimo, sobre o BBB

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos "heróis", como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um "zoológico humano divertido". Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os "animais" do "zoológico": o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a "não sou piranha mas não sou santa", o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o "escolhido" receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores).

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar..., ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós..., pescar..., brincar com as crianças..., namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.


Fonte: Fábio Oliveira – fabioxoliveira2007@gmail.com

Fabioxoliveira.blog.uol.com.br/


Educação para o Consumo

Plano de Aula

Professores do Ensino Fundamental e Médio, no site: www.regeambiental.ning.com, vocês encontrarão conteúdos de Educação Ambiental, que poderão serem utilizados em suas salas de aula.
Faça uma visita, confira e torne-se membro.
A Rede Goiana de Educação Ambiental, foi criada com o intuito de promover troca de experiência de sala de aula, com os professores.
Todo o material postado por mim, é cuidadosamente selecionado, para auxiliar a sua prática pedagógica.
Qualquer dúvida é só acessar o e-mail: www.semect.edu.ambiental@gmail.com e solicitar minha ajuda.
Vamos fortalecer nossa rede!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Designer propõe novo formato para garrafa de refrigerante

Projeto preza pela melhoria no uso do espaço em transporte e armazenagem

O designer Andrew Kim propôs um novodesign para as garrafas de refrigerante de plástico. Em vez do comum formato redondo, o desenho é quadrado para otimizar o uso do espaço no transporte e armazenamento do produto. O projeto prevê até uma forma que uma garrafa encaixe na outra verticalmente, para racionalizar o espaço. Quando vazia, aembalagem pode ser comprimida como uma sanfona, o que diminui seu tamanho em 66%.