Contador de visitas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Professores da Rede Municipal de Anápolis no "Caminho das Águas"

No último sábado (12), os Professores da área de Geografia da Rede Municipal de Ensino, realizaram o Projeto Caminho das Águas".

Os professores receberam as orientações da Professora Dra Janis da Luz, juntamente com a Coordenadora de Geografia Mara Amélia Pontieri. No material distribuído continha um croqui do trecho do Parque, por onde passa o Córrego das Antas.

 
Em cada trecho a equipe fazia uma pausa, para obter as informações do cenário analisado
A degradação do solo está visível, tanto pela falta de vegetação, quanto pela exposição das raízes de árvores de grande porte.

Esta mata é remanescente da Mata Atlântica, possui árvores de madeira nobre, porém em quantidade inferior, pois antes do Central Parque, a área ficou a esmo e o desmatamento ocorreu de maneira desordenada. Contudo os arbusto que sobreviveram, hoje compõe a beleza acima registrada.


O assoreamento do Córrego das Antas, assusta os moderadores não apenas das região que circunda o Parque, como também os visitantes do final de semana.

É difícil entender, com este Córrego, já abasteceu a cidade de Anápolis e foi um balneário para os médicos e enfermeiras do Hospital Evangélico Goiano, cujo fundador James Fanstone era o proprietário desta área.


Partindo para uma outra área de Preservação Ambiental, chegamos ao Clube Ipiranga, onde encontramos inúmeras nascentes que dão origem ao Córrego Ipiranga.
 É espantoso observar o contraste existente, onde há consciência ambiental e o quanto os resultados são positivos...

As nascentes do Clube Ipiranga, são conservadas e somente através de liberação da Presidência do Clube, é que podemos ter acesso a este paraíso.
Caminhando pela mata ciliar, observa-se que o curso d'água é definido pela própria natureza.


Neste ponto a água percorre caminhos que no passado era trilha calçada de acesso as dependências do Clube, hoje é trajeto apenas do curso d'água.

A parte antiga do Clube, conserva as piscina de água natural, formada pelas minas acima mostradas.
Dentro do contexto das águas naturais, esta piscina já foi palco de disputas olímpicas do município.

Saindo do Clube, passamos para o Parque Ipiranga, onde a junção das nascentes formam dois belos lagos, onde a comunidade aproveita tanto para lazer quanto para a prática de esportes.

No Núcleo Ambiental do Parque Ipiranga o grupo de professores, receberam as informações que concretizavam a prática.


A Profª. Dra. Janis, apresentou as microbacias que compõe o município de Anápolis e repassou material em  mídias, onde os professores poderão utilizarem em sala de aula enriquecendo a suas práticas pedagógicas.

Agradecimentos especiais:

Gerente de Projetos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Renam Machado
Gerente de Transporte Escolar: Santa Cecília Crozara de Ázara
Presidente do Clube Ipiranga e Gestor do Programa Escola Viva: Prof Marcos Bonfim


Imagens e texto: Profª Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário