Contador de visitas

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Diferenças entre Lixão, Aterro Controlado e Aterro Sanitário


Tudo o que consumimos um dia vira lixo que é recolhido da frente de nossas casas e destinado a algum local. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008 e publicada em 2010, produzimos cerca de 240 mil toneladas de resíduos por dia, você sabe aonde vai parar tudo isso?
Muitos de nós não paramos para pensar, pois acreditamos que depois de nos livrarmos do nosso lixo o problema foi resolvido, porém grande parte do que geramos recebe um destino inadequado.
No Brasil três locais se destacam: Lixões, Aterros Controlados e Aterros Sanitários. Destes três, apenas o último é ecologicamente e socialmente correto e apenas 40,4% dos municípios o utilizam para descarte. Os outros 59,6% ainda efetuam incorretamente.
Mas qual a diferença destas três destinações?

Os lixões ou vazadouros são grandes áreas a céu aberto, utilizadas como depósito de lixo, sem nenhum tipo de proteção do solo. Neles também não se encontra nenhum sistema de captação e tratamento do chorume de lixo (liquido preto tóxico) que contamina a terra e os lençóis freáticos, e do biogás (composto por CO², metano e vapor d’água) que polui o ar. Ambos são provenientes da decomposição do lixo.
A falta de saneamento atrai animais transmissores de doenças, como moscas, mosquitos, baratas, ratos e urubus. Veja algumas:
  • Dengue;
  • Febre amarela;
  • Febre tifoide;
  • Cólera;
  • Disenteria;
  • Leptospirose;
  • Malária;
  • Esquistossomose;
  • Giardíase;
  • Tétano;
  • Hepatite A.

Além dos impactos ao meio ambiente, o acumulo de resíduos sólidos traz impactos sociais. Muitas famílias de baixa renda retiram dos lixões seu sustento, correndo riscos de se ferirem com objetos cortantes, sofrer contaminação alimentar ou contrair doenças.

Aterro Controlado






Os aterros controlados são um intermediário entre os lixões e os aterros sanitários. Recebem cobertura de terra diariamente, diminuindo assim o impacto visual, o mau cheiro e a proliferação de animais.
Normalmente são antigos lixões ou áreas próximas a eles, onde o solo recebeu algum tipo de cobertura antes de servir como depósito de resíduos. Alguns ainda possuem sistema de drenagem do chorume, captação e queima do biogás.
Porém, mesmo realizando essas melhorias, o aterro controlado pode ser considerado um lixão controlado, pois não possui a estrutura completa necessária para evitar os impactos negativos ao meio ambiente.

Aterro Sanitário






Os aterros sanitários são as instalações mais adequadas para a disposição dos resíduos sólidos urbanos. Um projeto de engenharia é desenvolvido antes de se iniciar a disposição do lixo e tudo é pensado de modo a causar o menor impacto socioambiental.
O terreno é impermeabilizado com argila e mantas de PVC e o lixo é aterrado todos os dias, dificultando o acesso de vetores de doenças.
É realizada a drenagem e tratamento do chorume que depois é devolvido ao meio ambiente sem risco de contaminação. São instaladas também tubulações para a captação do biogás que é queimado e pode ser aproveitado para gerar energia.
Poços de monitoramento são abertos próximo aos aterros para avaliar constantemente a qualidade da água. Sua vida útil é curta, 20 anos, e mesmo depois de desativados, continuam produzindo gases e chorume, por isso a área ainda deve ser monitorada e posteriormente recuperada.

O Futuro

Em 02 de Agosto de 2014 terminou o prazo para os municípios se adequarem de acordo com a LEI Nº 12.305, de 02/08/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões e a destinação adequada dos resíduos. Porém, mais da metade ainda não se adequou a lei.
No meio de tantas discussões, cabe a nós cobrarmos dos governantes que o assunto não caia no descaso. Contribuirmos com a redução da geração de lixo e adotando práticas sustentáveis é fazer a nossa parte por um futuro mais verde. plantinha

Fonte: http://www.hypeverde.com.br/diferencas-entre-lixao-aterro-controlado-e-aterro-sanitario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário