Contador de visitas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Orgânicos Escola

Baixe o Adobe Flash Player

Fonte: http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,37984;2,alimentacao+saudavel+e+preocupacao+de+escola+em+itobi.aspx

domingo, 19 de junho de 2011

No estado brasileiro do Espirito Santo, coleta de resíduos dá lucro e ajuda o meio ambiente

Projeto capacita empreendedores e busca novos clientes.
Clientes desse serviço são empresas que geram muito lixo todos os dias.

O lixo gerado pelas empresas sustenta um mercado promissor no Brasil: a coleta para reciclagem. No Espírito Santo, o negócio é muito lucrativo. Existe até um projeto para capacitar empreendedores do setor e buscar novos clientes.
Dezoito empresas fazem parte do projeto criado pelo Sebrae em parceira com o Instituto de Meio Ambiente e o Instituto de Ações Sociais do Espírito Santo. O objetivo é reaproveitar as sobras, os resíduos de materiais descartados por lojas, fábricas e indústrias.
“A nossa intenção é fazer com que o resíduo que hoje é ainda enterrado ou que sai do estado pra ser vendido fora, ele fique no estado e possa se transformar em nova matéria prima”, diz Célia Perin, do Sebrae de Vitória/ES.
Além de preservar o meio ambiente, o trabalho ajuda a criar novos empregos e a aumentar a arrecadação do estado. Os clientes desse serviço são empresas que geram muito lixo todos os dias.
Uma concessionária de carros descarta 37 mil litros de óleo por ano. E mais 16 mil quilos de resíduos sólidos, como embalagens, filtros e lâmpadas. Por menos de mil reais por mês, uma das empresas do projeto leva todo esse lixo embora.

“O óleo vai para refino, as embalagens vão para a reciclagem, os filtros para reciclagem, a borra para a indústria do cimento”, diz o empresário Alexandre Vargas de França, dono da empresa que recolhe os resíduos.
O caminhão chega cedo e recolhe o óleo e outros materiais, como a areia que cai do carro durante a lavagem. A mistura de água, terra e óleo é separada em uma caixa.
Com o trabalho de coleta, a concessionária conseguiu a certificação iso 14001. é um documento reconhecido no mundo inteiro. Ele define como uma empresa deve agir em relação aos cuidados com o meio ambiente. Além de ajudar a natureza, a ISO 14001 é uma plataforma de marketing para a concessionária, que já vende 120 carros novos e 60 usados por mês.
“O cliente também na compra do veículo ele sabe que ali tem a conscientização ambiental”, diz Niemayer Oliveira, gerente da concessionária.
A preocupação com a natureza é tão grande que Niemayer verifica a coleta pelo computador enquanto trabalha. A concessionária tem acesso a um sistema de rastreamento exclusivo, que acompanha o lixo até o momento do descarte. São informações importantes para mostrar nas inspeções que são feitas pelos auditores da ISO 14001.
“A gente tem todas as respostas necessárias para demonstrar que o resíduo tem o destino correto”, diz.
Quando sai da concessionária, o resíduo é levado para a sede da coletadora, no município de Serra, a 30 quilômetros da capital do estado, Vitória. Lá o material é classificado: as embalagens são prensadas e os filtros são divididos, metal para um lado, papel para o outro. A coletadora recolhe o lixo de 800 clientes.
A empresa coleta seis mil toneladas de resíduos contaminados por ano e faz o descarte em várias partes do país. O óleo vai para Minas Gerais, as embalagens para o Rio Grande do Sul, as lâmpadas acabam no interior de São Paulo. Mas, existe um plano para manter todo esse material aqui no Espírito Santo.
O lixo vai ser levado para um terreno de 4,5 mil metros quadrados. As coletadoras vão dividir os custos e o espaço e vão negociar a venda do lixo coletivamente. Assim, o custo do frete vai diminuir.
Novos mercados
Melhorar os resultados financeiros das empresas é justamente o objetivo do Sebrae. Por isso o projeto busca novos mercados: os empresários já foram levados para feiras no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
“O nosso objetivo é expandir o nosso negócio através de parcerias com empresas de outros estados, levando a nossa tecnologia, o nosso conhecimento, o nosso know-how no gerenciamento de resíduos”, diz o empresário Alexandre.
O futuro do segmento é promissor. O número de empresas que faz o descarte adequado do lixo é muito pequeno – existem milhares de clientes para conquistar.
“Esse é um trabalho que a gente tem que fazer em longo prazo. Até que todas as empresas se conscientizem e comecem a ver esse lado, que não é só a questão do lado ambiental, que existe pressão hoje, mas pelo lado econômico, vale a pena desenvolver esse trabalho”, diz Célia, do Sebrae.


Fonte: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/06/no-es-coleta-de-residuos-da-lucro-e-ajuda-o-meio-ambiente.html

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Anápolis e as tradições culturais

Anápolis, é só festividades no mês de junho. Em todas as Escolas Municipais, é grande a participação de pais e alunos nas diversas atividades desenvolvidas pela equipe escolar, onde a culturaa popular é resgatada todos os anos, para que não se perca mediante a tanta tecnologia.
Trajes típicos se misturam junto as barraquinhas.
As crianças aguardam o momento de se apresentarem na quadrilha, onde cada professor preparou uma apresentação diferente, mas mantendo-se a tradição.


Os pais, orgulhosos e anciosos para verem seus filhos reproduzirem o que eles fizeram no passado.


Professora Vivian, organiza o casamento caipira. Todos os detalhes são mantidos.


A Gerente de Ensino Maria Cristina, aproveitou a festa e fez uma visita a Horta Agroecológica da Escola.


É impressionante a forma que a comunidade responde o chamado da escola. Para nós da Educação, esta relação escola e comunidade é fator primordial para o desenvolvimento dos nossos alunos.
A escola hoje realiza muitas funções que no passado eram da família, nos tempos modernos, família em muitas das vezes se resumem apenas no dia a dia na escola, onde as crianças passam mais tempo, do que com os pais.


Durante este mês todas as Unidades Escolares, estão apresentando suas festas, cada uma com a caracterização de acordo com a sua realidade.

A Cadeia do Amor é a ponto máximo das festividades. Ela acontece da seguinte maneira: um grupo de alunos policiais, prendem as pessoas e as levam a uma sala, onde as mesmas só saem se pagarem. É um verdadeiro pega pega.


Nesta Unidade Escolar, houve até bingo com jeito de leilão, onde as prendas eram lagarto recheado, refrigerantes e muitos outros.
As festas se estenderam até o final do mês. A nossa cultura está cada vez mais viva, graças as Escolas, que as revivem a todos os anos, inovando, mais nunca fugindo a tradição.

Imagens e Texto: Eucárice Cabó

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Orgânicos dentro e fora da sala de aula

Atualmente Anápolis, vem buscando cada vez mais aumentar os produtores de orgânicos. Hoje destacaremos o trabalha realizado na Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, no Distrito de Interlândia. A Unidade Escolar é pioneira no município do Sistema de Horta Agroecológica.
Professora Eucárice, alunos do 6º ano e Professor Wantuides, trabalhamos o processo de compostagem, aproveitando a sobra de alimentos da merenda escolar, onde o mesmo servirá de adubação para a horta.

Os alunos recebem a teoria na sala de aula e depois vão para a prática na horta.

                                      Nesta etapa,  processo de compostagem já esta na fase final.


No final, tudo é coberto com lona de plástico e em dias alternados os detritos são revirados para que a decomposição ocorra de maneira igual.


Professora Ireni Freitas do 1º ano, trabalha na horta a letra "C", colhendo cenouras e interdisciplinando o conteúdo do valor dos orgânicos e seus nutrientes.

Professora Sandra de Língua Portuguesa e Artes explora o ambiente para buscar inspiração nas produções tanto escrita, quanto artística.


A presença dos alunos na horta é constante, pois cada disciplina aproveita para ampliar os conteúdos propostos

Alimentos colhidos e utilizados como complemento da merenda escolar.


Plantas ornamentais e medicinais, utilizadas para combater as pragas, umas com suas cores e outras com o seu aroma ou odor:


A natureza é perfeita, tudo tem o seu lugar e sua função. Cabe a nós educadores aplicarmos a teoria associada a prática, para que todos vejam que é possível, termos uma alimentação saudável e de baixo custo.

Imgens e Texto: Professora Eucárice Cabó

terça-feira, 7 de junho de 2011

Gente Pequena também cuida do Meio Ambiente

Iniciou-se nesta terça feira dia 07/06 e seguirá até o dia 28/06, a Trilha Ecológica no Parque da Matinha, com as crianças do Jardim 1 e 2 do Centros Municipais de Educação Infantil. Todo ano essa turminha desenvolve projetos que são apresentados em grande estilo no final do ao a toda comunidade anapolina.
O projeto de Meio Ambiente, tem como tema "Água", por isso os CMEIS Maria Capuzzo Cremonez com 92 alunos e Jandira Bretas com 56 alunos, iniciaram a grande maratona.
Todo cuidado é pouco para garantir a segurança dos pequeninos.
Aos poucos fomos organizando as duplas para iniciarmos a caminhada
A trilha ficou repleta de uma grande corrente de crianças com olhares curiosos e ...
A descoberta da nascente ...
O curso  da água a partir da nascente

A compensação após a caminhada ....

O Carrossel dos sonhos ...
O trem da alegria ...

Um galpão repleto de brinquedos diversos e encanta e faz a festa da criança.
Este Projeto será realizado todas as terças e quartas feiras do mês de junho com continuidade no mês de agosto.

Imagens e Texto: Eucárice Cabó

Semana de Arte Educação

Nos dias 30/05 a 02/06, foram realizadas as oficinas de Arte e Educação, promovida pelo SESC em parceria com os alunos do Curso de Biologia da Universidade Estadual de Goiás.

Por dia 5 ônibus do Transporte Escolar transladava cerca de 500 alunos da rede municipal.
A empresa TCA (Transporte Coletivo Anapolino), transportou os outros 500 alunos no mesmo período, totalizando assim 1000 alunos por dia.
O grupo Boca do Lixo, apresentou uma peça que focava o reaproveitamento de materiais recicláveis.
Uma tenda foi armada nas dependências interna do SESC, para receber os alunos que assistiram os espetáculos.
Os monitores da UEG, que foram treinados pela Professora Lilian do SESC, desenvolveram as oficinas. Esta é da confecção de bonecos com embalagens de produtos de limpeza.
Nesta oficina os alunos aprenderam a fazer o vai-vem, carrinhos e robôs.

A oficina de percussão, foi utilizada com tambores de plástico e latas de alumínio.
Aqui as garrafas Pet de 2l, foram transformadas em Puft.


Nayce comandou a oficina de teatro.

Nos dias 3 e 4 de junho aconteceu o seminário com Leonardo Boff e Genivaldo Freire. Foi um sucesso total. Mas neste ano as atividades da semana não ficaram concentradas apenas no SESC, vários standers, como do Porto Seco Centro Oeste, Ambev, Minuando e outros parceiros ficaram no Parque Ipiranga, que também contou com várias atrações artísticas.

Imagens e Texto: Eucárice Cabó

Semana de Meio Ambiente Abertura Oficial

No domingo dia 28/06, a partir das 15h, iniciou-se na Praça Dom Emanuel, um verdadeiro show de talentos com materiais reciclados.
A Empresa AMBEV, apresentou em seu Stand o Projeto de revitalização do Córrego das Antas que passa pela área da empresa...
Vanessa da AMBEV, acompanha os alunos da rede muicipal juntamente com a UEG, na Trilha Ecológica, feita dentro da empresa.
Lindomar, um dos idealizadores do Projeto e Wilton, expõe as ações da empresa e também O projeto da Trilha e o viveiro, onde são cultivadas as árvores que são utilizadas no plantio da recuperação do Córrego das Antas.

 O Corpo de Bombeiros, apresentou os equipamentos para salvamento em água e incêndio.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, disponibilizou para a população enumeras mudas de árvores.
Também forma expostos pela Diretoria de Agricultura, mudas de hortaliças orgânicas, cultivadas na Escola Agrícola.
O SESC, buscando resgatar o hábito da leitura, montou uma tenda, com os mais diferentes tipos literários.
A noite ficou por conta de Toni Garrido, que comandou a galera e até fez algumas intervenções a favor do Meio Ambiente.

Imagens e Texto: Eucárice Cabó

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Semana de Meio Ambiente em Anápolis - Sábado 28/05

A parceria da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Cultura e SESC, resultou numa semana completamente ambiental.
No sábado a partir das 9h, fez-se uma concentração na Avenida Goiás esquina com a Rua Manoel D'abadia, onde os idosos do SESC, Agentes Ambientais Mirins, Bombeiros Mirins, Equipe do SESC e das Secretarias Municipais participantes, fizerqam uma caminhada ecológica animada com a música em homenagem a Chico Mendes.
A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, controlou o trânsito durante não apenas a concentração, como também no percurso até a Praça Bom Jesus.
Grupo de idosos do SESC.
Juliana e a equipe da SEMMAA
Bombeiros Mirins, mais dos Programas Sociais de Anápolis
Leonardo da Delta Construção, apoio total às ações sócio ambientais.
Gabriel Vitorino, Agrônomo da SEMMAA
Zac, Luiz Sergio e equipe do SESC, organizando a distribuição de sacolas para carros e Ecobags, durante a caminhada.
Cooperativa de Coleta Seletiva de Anápolis, importante atuação no recolhimento da coleta seletiva da cidade.
Comendador José Epaminondas,, com seus 87 anos, exemplo de patriotismo e atletismo, presença constante nas atividades ambientais do município.
Edgar e Tânia funcionários municipais, acompanham a caminhada e o filho Luiz Felipe, que pertence ao grupo dos Bombeiros Mirins.
Gerente do SESC Tiago, sempre atento aos detalhes e frente a organização do evento.
Os artistas do Grupo Boca do Lixo, fizeram a percussão da caminhada ao redor da praça Bom Jesus e uma belíssima apresentação na tenda armada pela Secretaria Municipal de Cultura.

Imagens e Texto: Professora Eucárice Cabó