Contador de visitas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Educação Ambiental com Trilha

Alunos das Escolas Municipais de Anápolis, participam da Trilha Ecológica no Parque da Matinha. O local é propício pois além de oferecer o cenário perfeito para aula de campo, também contém espaço de lanche e  lazer.
Na entrada do Parque Ambiental, os alunos se deparam com a escultura de uma Anta. Este animal era típico da região quando foi criado o povoado que teve o seu primeiro nome santana das antas, justamente pela abundância dos mesmo. Porém por ser local de parada dos tropeiros, que na época faziam o transporte no lombo de mulas de produtos como farinha de mandioca, açúcar, rapadura, polvilho e outros produzidos nas imediações para São Paulo, muitos animais eram abatidos para serem utilizados na alimentação das tropas.

A estrutura do Parque respeitou a estrutura natural da mata que possui árvores centenárias remanescentes da Mata Atlântica.

Aqui podemos observar a quantidade de trocos de árvores cerrados. O fato consiste que por serem centenárias, muitas árvores estão oferecendo risco de vida para as pessoas que comumente praticam caminhada dentro do Parque.


Neste ponto o trajeto ficou completamente obstruído pelo grande tronco que caiu, por motivo das forte chuvas do mês de junho de 2012. Vejam no cenário atras, que há local com mesas e bancos, onde as pessoas utilizam tanto para piquenique quanto para estudarem.


Na trilha para a nascente, a Bióloga Renata, colhe alguns frutos que possuem o formato de canudos. Estes frutos são aproveitados pelos artesões para confecção de instrumentos musicais de sopro.


Fazendo parte do ciclo da vida, muitas árvores estão bem comprometidas, porém através da alimentação dos animais silvestres, outras estão nascendo. Neste momento percebemos a importância de não alimentar os animais com comida humana. Questionamos os alunos se eles conhecem pé de refrigerante, ou de salgadinhos industrializados. "Eles soltam risadas e respondem em coro: não", então fazemos a intervenção e explicamos que eles precisam se alimentarem com os frutos das árvores do Parque, para que as mesmas sejam preservadas e a nascente protegida.


Seguindo a Lei de Lavoisier " Na natureza nada se cria, nada se perde, mas tudo se transforma", as folhas secas retiradas da pista de caminhada, são utilizadas como adubação orgânica. Esta ação nos faz questionar sobre o hábito da prática das queimadas. Esta atividade que surgiu na formação da agro-pecuária, onde Bioma Cerrado, possuía uma vegetação densa com árvores de grande porte. Hoje as queimadas representam grande prejuízo tanto ao meio ambiente, quanto a saúde da população, pois as mesmas são praticadas a esmo e num período do ano, onde a baixa umidade relativa do ar que atinge índice de regiões do deserto associado a ventos, ocasionam transtornos e tragédias.


Agora uma pausa pra o lanche ...







e depois a hora da diversão nos brinquedos, pois a turma merece.



















Atividade interativa, faz com que os alunos participem da construção do conhecimento vinculando a prática ao saber teórico. E a avaliação é feito no percusso e o índice de consciência ambiental é medido através de relatórios para os alunos do 4º ao 9º ano e expressividade com arte para a Educação Infantil e alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário