Contador de visitas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Bioma Cerrado Goiano

O Cerrado é um dos principais Biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território, mas sofre com a ameaça constante de extinção, essa péssima previsão é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra,no qual aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora em Goiás. A situação piora pois as agressões veem de duas naturezas: a ocupação humana desordenada e as alterações da fauna com a plantação de cana de açúcar, eucalipto, soja e atualmente até seringueira.
A extensa plantação de eucaliptos em solos férteis, onde no passado não muito distante eram cultivadas horte frutes, vem secando nascentes e diminuindo o volume de água do lençol freático. Sendo que o Bioma é o berço das águas que abastece quatro bacias hidrográficas incluindo a do Amazonas.
Os projetos de Educação Ambiental envolvendo alunos da rede municipal visam amenizar estes impactos, pois possuem como focos principais a implantação da coleta seletiva  e água o uso racional no campo e na cidade, tendo em vista que o município de Anápolis possui quatro Distritos com constituem a Zona Rural e onde os produtores utilizam a água do Ribeirão Piancó que bastece o município para irrigação. Este fato tem que ter uma conscientização, pois a água é um bem público e todos têm o direito de usufruir.
Vamos priorizar neste primeiro semestre as duas questões acima citadas e numa ação a longo tempo esperamos acabar com esta guerra entre os setores urbano e rural, e todos possam usufruir desse bem natural de forma consciente e responsável.




Fonte: Profª Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário