Contador de visitas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Energias Renováveis - Uma nova esperança


Nossa era esta sendo marcada por uma rápida evolução técnica científica. Assistimos o rápido desenvolvimento das tecnologias da informação, da biologia e da genética.

A revolução industrial do século XVIII fez crescer nossa dependência pelos recursos fósseis. Porém a economia mundial fóssil; por exemplo, o petróleo, que levou mais de quatrocentos milhões de anos para ser formado, será todo consumido nos próximos 50 anos; na qual dependem quase todas as atividades da humanidade, porém felizmente o meio ambiente colocar alternativas ecológicas de energia a disposição da humanidade.
A quantidade de energia que a Terra recebe do Sol é enorme. A energia do Sol tem várias formas – vento e ondas, por exemplo, assim como a energia solar direta. As únicas formas de energia que não vêm originalmente do Sol são energia nuclear, a energia química das baterias elétricas, a energia das marés e a energia geotérmica. Algumas fontes de energia são conhecidas como energias renováveis, pois não se extinguirão.
O sol é uma importante fonte de energia não poluente e renovável. A energia do sol pode ser convertida em eletricidade dentro de células fotovoltaicas (solares). essas células são encontradas em calculadoras solares, aparelhos de rádio e telefone em áreas remotas, satélites espaciais e bóias de navegação. Aproximadamente um quinto da energia mundial vem de hidrelétricas. Em uma usina hidrelétrica, a energia da água que cai aciona uma turbina que, por sua vez, aciona um gerador elétrico. As usinas hidrelétricas podem gerar grandes quantidades de força.
A energia é a fonte de nossa vida. E cada ano, ou mesmo década ela vem se evoluindo muito. Já temos vários tipos de geradores de energia, mais adiante veremos, O que são energia renováveis? Quais as fontes de energias renováveis? E principalmente se está são fontes de energia são alternativas ecológicos, vantajosas ou desvantajosas?




FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS: ALTERNATIVAS DO MEIO AMBIENTE A DISPOSIÇÃO DO HOMEM.


As fontes de energia podem ser apresentadas de duas formas: convencionais ou alternativas. Energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem também duas distinções: renováveis e não-renováveis.
Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, conseqüentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc. Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.
As energias renovaveis são aquelas que estão em renovação constantemente e podem ser utilizadas continuadamente. Elas são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar, que é a fonte primária principal de quase toda a energia disponível na terra.
Uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para sua utilização, como por exemplo o calor emitido pelo sol, a existência do vento, as ondas, e os cursos de água. As energias renováveis são inesgotáveis, mas limitadas em termos de quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no fato de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito estufa. A única exceção é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obtenção da energia o que origina dióxido de enxofre e óxidos de azoto.







A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, atenuando a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.

As fontes de energia renováveis ainda são muito pouco utilizadas devido aos altos custos de instalação, inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas, e em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização por parte dos governantes, dos municípios e dos consumidores.
Ultimamente tem observado um crescimento no consumo dos combustíveis fósseis, e levando em conta de esse aumento tende a apresentar dois importantes problemas, questões de ordem ambiental e o fato dos recursos energéticos fósseis serem finitos e esgotáveis. As fontes de energia renováveis surgem como uma alternativa às convencionais. O aproveitamento das fontes de energias renováveis deveria ser um dos objetivos primordiais da política energética nacional.






Assista o vídeo e crie alternativas para deixar sua contribuição na construção de  uma cidade sustentável.


Fonte: http://www.trabalhosescolares.net/fontes-de-energia-renovaveis-alternativas-do-meio-ambiente/
https://www.youtube.com/watch?v=NvdoqTP9xis

Nenhum comentário:

Postar um comentário