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terça-feira, 7 de fevereiro de 2017


Como forma de trabalhar a questão da produção e descarte do lixo escolar  segue abaixo modelo de projeto de coleta seletiva do lixo escolar. A melhor forma de se trabalhar questões que envolvem cidadania é envolvendo a comunidade escolar, através da execução de projetos.
INTRODUÇÃO

 Uma das metas das Unidades Escolares do Município de Anápolis GO, na formação do aluno, é trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar em propostas de intervenção na realidade que os cercam.
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, o fator sócio ambiental, que afeta a todos, porém com consequências desiguais para os diferentes grupos ou classes sociais.
O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e consequentemente a preservação da vida humana, que atualmente está tão banalizada.

Segundo os PCNs, os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas ainda sim, jogar lixo no chão,pescar na piracema,. atear fogo no mato, degradar nascentes e poluir rios, não justifica a nota, pois qual tipo de cidadão estamos formando? E como a Escola está vendo o Meio Ambiente? Será que estamos interdisciplinando os temas abrangentes a Educação Ambiental dentro de uma visão holística?
Dentro desse contexto cade aos educadores se questionarem, como nas condições concretas de aprendizagem, pode-se contribuir para que os alunos percebam e entendam as consequências sócio ambientais de suas ações nos locais onde estudam e vivem, considerando que a solução dos problemas sócio ambientais tem sido cada vez mais urgente e debatidos como formar de garantir a existência da humanidade.

JUSTIFICATIVA

 A proposta da Coleta Seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir em criar hábitos que se transformarão em atitudes que contribuirão para a transformação da consciência ambiental.

Os alicerces da construção de uma Política Ambiental do Desenvolvimento e da Sustentabilidade estão sendo discutidos desde a ECO92, porém muito pouco se tem avançado na prática, porém os indicativos estão voltados para as escolas, como ponto de partida e para o sucesso das ações e metas traçadas para solucionarmos os problemas eminentes.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável ganhou múltiplas dimensões na medida em que os estudiosos passaram a incorporar outros aspectos das relações do indivíduo com a natureza e as interpessoais. 

Sustentabilidade ecológica, refere-se à base do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas.

Sustentabilidade ambiental, refere-se a manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das interferências antrópicas.  

Sustentabilidade social, tem como referência o Desenvolvimento e como Objetivo a melhoria da qualidade de vida da população em países com desigualdades sociais, isso implica em adotar Políticas Públicas Distribuitivas ou Redistribuitivas e a universalização do atendimento na área social, principalmente na saúde, educação, habitação e equidade social. 

Sustentabilidade política, refere-se ao processo de construção da cidadania em seus vários ângulos e visa garantir a plena incorporação dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.

Sustentabilidade econômica, implica numa gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos de investimento público e privado,  o que quer dizer que a eficiência pode precisar ser avaliada por processos macrossociais.

Sustentabilidade demográfica, revela os limites da capacidade de suporte de determinado território e de sua base de recursos, isso implica em atender as demandas do crescimento econômico com as taxas demográficas e sua composição etária e contingente populacional economicamente ativo.

Sustentabilidade cultural, relaciona-se com a capacidade de manter a diversidade cultural, valores e práticas no planeta ou na região que compõem ao longo do tempo com a identidade da população.

sustentabilidade institucional, trata-se de criar e fortalecer engenharias institucionais ou instituições que considerem critérios de sustentabilidade.

Sustentabilidade espacial, norteia-se pela busca de maior equidade nas relações inter-regionais.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável vem sendo construído no processo de discussão e prática de uma Política Geral para a humanidade. É importante ressaltar que esse conceito se identifica com pelo menos em quatro dimensões.

Uma dimensão ética onde se destaca o reconhecimento de que no almejado equilíbrio ecológico está em jogo mais que um padrão duradouro de organização da sociedade, está em jogo a vida dos demais seres e da própria existência humana. e das gerações futuras.

Uma dimensão temporal, que rompe com a lógica do curto prazo e estabelece o princípio da precaução (adotado em várias convenções internacionais de que o Brasil é signatário e que tem internamente com ratificação pelo Congresso e força da lei), bem como a necessidade de planejar a longo prazo.

Uma dimensão social, que expressa o consenso de que só uma sociedade sustentável, menos desigual e com pluralismo político, pode produzir o Desenvolvimento Sustentável.

Uma dimensão prática, que reconhece como necessária a mudança de hábitos de consumo e de comportamento.

Para concretizar tudo isso, é preciso romper o círculo vicioso da produção que prejudica o meio ambiente e exclui dos beneficiários grande parte da sociedade. É preciso, também promover um círculo virtuoso, em que a produção obedeça a critérios de conservação ambiental duradoura e aperfeiçoamento progressivo no padrões de repartição de benefícios.
OBJETIVOS GERAIS:


  • Instrumentalizar os alunos na compreensão da realidade e na busca de soluções para questões sociais, possibilitando a tomada de posição frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social;
  • possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interação construtivas na sociedade;
  • Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta seletiva e do destino dos mesmos, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destinação correta do lixo na escola, em casa e na comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  •  Apresentar os subsídios teóricos relativos a educação ambiental e desenvolvimento de hábitos saudáveis;
  • Selecionar os principais conteúdos relativos a meio ambiente dentro dos temas transversais;
  • Propor para que os alunos aprendam na prática do dia a dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoa nos diversos ambientes;
  • Análise de mudanças de hábitos na comunidade escolar, dentro e fora da escola;
  • Informação através das mídias dos percentuais atingidos que a reciclagem e a redução de lixo depositados incorretamente na comunidade.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Exemplificação

AÇÃO
PRAZO
ELABORAÇÃO DO PROJETO
09 DE JANEIRO DE 2017
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
DECORRER DO ANO LETIVO
REALIZAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
05 A 09 DE JUNHO DE 2017
REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
JUNHO A OUTUBRO DE 2017
EXPOSIÇÃO DOS MATERIAIS PRODUZIDOS NAS OFICINAS
NOVEMBRO DE 2017


 IMPLEMENTAÇÃO

 A) Aspecto organizacional: previsão dos recursos físicos, materiais, humanos e parcerias; reuniões com a equipe gestora parar deliberar a responsabilidade de cada membro no coletivo escolar.

B) Aspecto curricular: todo o conteúdo a ser trabalhado deve ser interdisciplinar e estar contido no currículo escolar e sobre tudo no projeto político pedagógico. 

C) Avaliação processual participativa em cada etapa estabelecida a partir das metas traçadas.


Fonte: Projeto PAI - Profª Eucárice Cabó

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