Contador de visitas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Saiba mais sobre o Carbono Neutro

Carbono Neutro


Neutralize sua emissão.


O tema ambiental colocou na mídia um novo jargão que faz o mais sofisticado intelectual sentir-se deslocado e incapaz de acompanhar a conversa da atualidadae. Na verdade, não faz muito tempo que o assunto ganhou as telas dos cinemas com o famoso longa do Al-Gore.

A nova terminologia vai se construindo no rastro da pesquisa científica e das descobertas tecno-ecológicas (aí já vai uma!). Carbono zero e carbono neutro são termos ainda desconhecidos do público em geral. Carbono zero quer dizer ausência de emissões de dióxido de carbono para produzir energia. Uma casa “carbono zero” não utiliza eletricidade, gás, querosone ou qualquer combustível fóssil para funcionar. Também não poderia ter uma lareira alimentada com lenha, pois a queima da madeira libera o gás carbônico, conhecido como CO2.


Se uma casa é considerada “carbono neutro” significa que ela pode usar algum tipo de combustível fóssil, mas possui um sistema de compensação para as emissões de carbono. Algumas cidades na Alemanha, por exemplo, ainda usam o gás para cozinhar, mas já possuem um sistema de energia eólica que compensa as emissões nocivas ao meio-ambiente.
Algumas situações podem trazer confusão. Uma casa pode ainda se dizer carbono neutro, mesmo se usar a lenha para o churrasco. Isto é possível porque a quantidade de CO2 que está sendo liberada com a queima já foi compensada com o período de crescimento da árvore. O total de CO2 na atmosfera depois da queima da madeira é o mesmo de antes da árvore ser plantada. A árvore cortada terá que ser então replantada. Caso contrário, o processo não poderá ser considerado “carbono neutro”.
Neutralização de Carbono é uma atitude voluntária que consiste na retirada de uma certa quantidade de Carbono da atmosfera, emitida pela queima de combustíveis fósseis, através de investimentos em projetos ambientais.
Pode-se neutralizar a fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviços, processos de vendas, funcionamento de instalações industriais, escritórios ou núcleos operacionais.
Há possibilidade de se neutralizar viagens ou a locomoção de executivos e funcionários, canais de distribuição, atividades de comunicação, promoção e eventos, próprios ou patrocinados. Cabe à empresa interessada a decisão de neutralizar o que considera mais adequado aos objetivos mercadológicos almejados e à disponibilidade de recursos que pretende investir.


Uma vez detectadas e quantificadas todas as emissões, a neutralização é feita por meio da compensação em projetos ambientais, que poderão estar no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Esses projetos poderão abranger:

Recuperação Florestal

Árvores nativas plantadas em áreas antes devastadas, formando novas matas perenes. O número de árvores e a área a ser plantada dependerão da quantidade de emissões a ser neutralizada. No bioma da Mata Atlântica, em média, a cada cinco árvores plantadas é possível neutralizar a emissão de uma tonelada de carbono. Cada hectare comporta, em média, até duas mil árvores, ou seja, possibilidade de neutralizar até 400 toneladas de carbono. A relação árvores/tCO2e varia em função das características de cada bioma – Cerrado, Floresta Tropical, Semi-árido. As áreas recuperadas serão regularmente auditadas.

Conservação e desmatamento evitado



Esta opção envolve a manutenção de florestas existentes nos principais biomas nacionais, a saber: Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado, com estoques de carbono variando de 150 a 290 t CO2 por hectare conservado e protegido. A adoção de florestas, sua conservação e perenização ficou fora do "Protocolo de Kyoto" para efeitos do chamado MDL - mecanismo de desenvolvimento limpo. Mas sua inclusão pós 2.012 é considerada como praticamente certa, pela importância estratégica na manutenção dos estoques de Carbono existentes.



Faça parte dessa ação.
Ela é minha, é sua, é nossa meta para promover um mundo melhor.


Faça os cálculos de emissão de CO², através do link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário