Contador de visitas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Programa Agrinho


O Programa Agrinho teve seu início em 1995 quando foram desenvolvidos a proposta pedagógica que tinha por essência os "temas transversais" e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
Na ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o da contaminação da população por agrotóxicos.
Em 1996 iniciou-se a implantação do programa de forma piloto em cinco municípios paranaenses.

 
No ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da comunidade escolar, buscou-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos outros temas relativos à questão da saúde.
Em 1998 ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio Ambiente (solo, biodiversidade, água e clima) e foi incluído o tema Cidadania, que incorporou as temáticas relativas a Trabalho e Consumo, Temas Locais e Civismo.
Nova modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano.
Em meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se inicia, e este, se completa em 2006.
Em 2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta foi acrescida de novos temas e materiais.
Em 2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros.
O público é ampliando, além das escolas da rede pública de ensino, este ano, estaremos trabalhando com a rede particular de ensino, tendo a proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.
Hoje realizada premiação do ano de 2009, para 87 municípios goianos, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG)



Durante todo o evento a Cia Trupe do Trapo, animou o publico presente.







Eles bricavam até com os brindes da premiação.








O Programa conta com parceiros fortes como a FAEG, SEMARH, Secretario do Estado de Educação, Sindicato Rural, Banco do Brasil, AgroQuímica


As premiações foram aplicadas aos alunos, professores e escola.
Alunos e professores aguardavam anciosos pelo momento da premiação

Professora Eucárice recebendo os cumprimentos da Professora Milka, Secretária Estadual de Educação


A premiação foi dividida em categorias, sendo:
  • Desenhos: 1º e 2º Anos
  • Redação: do 3º ao 9º ano
Cada professor nestas categorias receberam juntamente com seus alunos um prêmio. a escola também foi premiada.

Na outra categoria foram premiados professores destaques pela sua prática pedagógica, onde para o 2º lugar, foi contemplada com uma Motocicleta e o 1º lugar.....

Este carro Zero km.

Um comentário:

  1. Ao grupo do Blog:
    Estive presente, realmente é um evento muito bom, porque desperta o interesse dos educadores para uma nova formação educacional com incentivos de grande valor emocional e intelectual que trazem cada vez mais escolas e entidades públicas a refletir sobre o que fazer para contribuir com o PLANETA TERRA!
    Parabéns Programa Agrinho
    JENNIE

    ResponderExcluir