Contador de visitas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cerrado com sustentabilidade


Empresários em Anápolis, fabricam picolés com frutos do Cerrado


Um casal de empreendedores busca no Cerrado os frutos nativos para a fabricação de picolés. Mais do que explorar a vegetação, o casal faz o trabalho de preservação do Bioma. Eles pesquisam e catalogam os frutos, preparam as sementes e replantam as espécies.


Há quatro anos o professor de informática Maurício Girão começou a investir na fabricação artesanal de picolés. Atualmente, ele fabrica 60 sabores; destes, 12 são produzidos com frutos do Cerrado. Mutamba, Murici, Gabiroba, são exemplos das frutas utilizadas pelo professor: "É um trabalho muito difícil. Então a gente tem que saber a época certa porque são frutos difíceis e nós temos que percorrer o Cerrado inteiro a procura das mesmas".


A época certa para colher os frutos do Cerrado vai do mês de agosto até dezembro. Segundo o empresário, a colheita é bem simples, basta subir na árvore e balançar os galhos até que os frutos caiam no chão. Mas a receita para a fabricação dos picolés não surgiu por acaso: " Teve toda uma pesquisa. Visitamos diversos produtores, fazendas e passamos a conhecer melhor esses frutos", explica Élida Francisca, mulher de Maurício Girão.


O casal conta que a ideia é preparar as sementes dos frutos e as mudas para fazer o replantio: "Todas as frutas que a gente pegar, nós vamos retirar as sementes, preparar e produzir as mudas para replantar. É uma forma de conservar, porque nós temos a responsabilidade social e ambiental", afirma o professor. 


Para ter o produto o ano inteiro o empresário garante um bom estoque de polpas e das próprias frutas congeladas. Toda produção é vendida para Anápolis, Pirenópolis, Goiânia e Brasília. Maurício conta que na época do calor são vendidos, em média, 2.500 picolés por dia.


Esta ação propiciará aos pequenos produtores rurais, um investimento de baixo custo e contribuirá para a recuperação das áreas degradadas do Cerrado, promovendo assim a sustentabilidade desta comunidade.


Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/empresarios-fabricam-picoles-com-frutos-do-cerrado-em-anapolis-go.html

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário