Contador de visitas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MusicArte



Alunos de 29 escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, apresentam durante os dias 25 e 26 desse mês a  culminância do Projeto 2º MusicArte, sob a coordenação da Professora Lanna Rocha Caixeta.
Cada Unidade Escolar trabalhou o tema música durante todo ano, onde o final é um verdadeiro espetáculo de criatividade.

Na abertura utilizando o teatro de fantoches a Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, fez um tour pela história de Goiás.


Iniciando com a música frutos da terra, alusiva a grande diversidades de frutas do Bioma Cerrado, alunos apresentaram uma bela coreografia, deixando o público presente eufórico.

A parte cultural teve marco com a procissão do Fogaréu, marco das festividades da semana Santa na cidade de Goiás Velha (antiga capital do Estado de Goiás, que hoje é Goiânia).

A catira outra modalidade que envolve a arte de bater os pés e as mãos no ritmo da música.

As cavalhadas, trazidas pelos portugueses no século 17, que retrata a luta dos Mouros (cor vermelho) e Cristãos (cor azul), que tinha por objetivo difundir o cristianismo no Oriente Médio e Ásia. Hoje se tornou festa típica da cidade de Pirenópolis, onde todos os anos atrai multidões de turistas, justamente por terem sido premiados na França em 2006.

Jurados da Secretaria Municipal de Educação aplaudiam a beleza dos espetáculos apresentados por cada Unidades Escolar participante.

Tendo por objetivo desenvolver o gosto pela música e oportunizar experiências com os diversos gêneros musicais, os alunos mostraram a plateia suas habilidades tanto no manuseio dos instrumentos quanto na voz.

Marcado para o mês de novembro a grande final, onde serão premiados com troféus os 1º, 2º e 3º lugares.
A educação em Anápolis, vem a cada ano procurando novos mecanismos para desenvolver nos nossos alunos o gosto de aprender. Todos os nossos projetos visam levar um ensino de qualidade e com significativo, onde a interdisciplinaridade é fator primordial para atingirmos um Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico maior. Este fato pode ser constado através da analise do crescimento na linha do indicativo dos últimos anos.
Porém, maior que a satisfação do dever cumprido é poder presenciar a desenvoltura de nossos alunos e a expressão de realização no rosto de cada um deles. 
Fácil não é, mas o resultado supera todos os esforços da construção da estrada que os leva ao conhecimento e aprimoramento pessoal.
Quero parabenizar a todos os participantes e deixar a certeza de que independente de serem ou não premiados, o ganho maior foi nosso em poder presenciar um espetáculo de nível tão alto, onde no contexto geral todos são ganhadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário