Contador de visitas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MEIO AMBIENTE - Projeto da Base Aérea de Anápolis inclui plantio de 18 mil mudas

Localizada em uma área de 1.654,8 hectares, a Base Aérea de Anápolis desenvolve um projeto ambiental denominado CERNE - Centro de Erosões e Reflorestamento com Espécies Nativas e Exóticas que visa detectar processos erosivos em sua área patrimonial, preservar os mananciais hídricos e recuperar caixas de empréstimos que foram utilizadas para construção das obras de infraestrutura aeroportuárias e demais instalações.


O projeto conta com a assistência técnica de instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (EMPRAPA), empresa de Assistência Técnica e Extensão rural de Goiás (EMATER-GO), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anápolis, Universidade Estadual de Goiás e diversos colaboradores.

Em cinco anos e meio de existência, segundo o Coordenador do Projeto Capitão Rodrigues, foi realizado o plantio de mais de 18 mil mudas para compensar a área degradada na construção da Unidade Militar.

As mudas são de árvores frutíferas do Bioma Cerrado e exóticas que se adequaram as condições climáticas e solo da região.

Fazendo parte do projeto, foram construídas bacias de contenção, curvas de níveis com a finalidade de amenizar os processos erosivos e contribuir para absorção de água pelo solo, facilitando assim a alimentação do lençol freático.


Com uma equipe pequena para manutenção diária, o Projeto Cerne vem crescendo a cada dia  e expandindo um grande área que surpreende que a visita.




















Equipe da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, consta in locus a operacionalização das ações do Projeto Cerne.








Dentro de inúmeros procedimentos preconizados pelo projeto, a construção de um viveiro com capacidade de 8.000 mudas é uma realidade.






A produção de mudas é feita a partir da coleta de sementes no interior da Base com resultados surpreendentes, tendo em vista a diversidade de espécies.



















Vale ressaltar que após estudos de análises efetuados, constatou-se que a biodiversidade da área contida pela Base Área de Anápolis, foi considerada a mais preservada do município ...
























sendo um verdadeiro banco de germo plasma, ou seja, uma unidade conservadora de material genético de uso imediato e com potencial de utilização futura.











Neste contexto a Base Aérea de Anápolis demonstra seu compromisso ambiental, através de medidas efetivas de conservação da flora e da fauna local.







Há uma expectativa de se implantar uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), tendo em vista que na região existem várias nascentes e todas inseridas nas ações do Projeto.


Da direita para a esquerda Cap Rodrigues Coordenador do Projeto CERNE, Professora Eucárice da Secretaria Municipal de Educação, Comandante da Base Aérea de Anápolis Cel. Av Sergio Bastos e    Luana Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

O novo Comandante Cel. Av. Sergio, se inteirou das ações de Educação Ambiental  promovido pelas secretarias municipais e propiciou a visitação de alunos da rede, para divulgação do projeto e aplicação das práticas ambientais ali desenvolvidas.



Fonte: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=8211
Imagens: Profª Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário