Contador de visitas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Consciência Ambiental - Lixo

É incrível ver a consciência das pessoas, não apenas a ambiental, mas a consciência global. Como é fácil descartar aquilo que não lhe serve mais e simplesmente deixar em qualquer lugar. Mas qualquer lugar que não seja próximo de mim. Não me importa onde despejar aquilo que não quero, mesmo que o lugar escolhido seja ao lado de uma escola. Escola uns 700 alunos, de  7 anos de idade para mais. Não importa se este lixo possa favorecer a proliferação do mosquito da Dengue e nem tão pouco se os alunos desta Unidade Escolar serão ou não alvo do criatório ali instalado.
Resíduos de materiais de construção, sacolas plásticas com lixo doméstico.
Tudo isso a céu aberto e ao lado de uma Escola.
A festa deve ter sido boa, pela quantidade de garrafas. Mas festa melhor está por vir. A quantidade de mosquitinhos que levantarão vôo, será uma verdadeira epidemia.

Agora pergunto aos leitores deste blog, é pouco a quantia em dinheiro que ao longo dos anos o governo vem gastando, entre propagandas de conscientização, remédios, agentes e outros, para as pessoas agirem com um descaso desse?
A Postura foi chamada e esteve no local. Analisou a situação e disse que iria pedir para veículos da Prefeitura retirarem os entulhos, mas que não tinha como autuar ninguém, por não saber de quem se tratava.
A empresa Delta Construtora, este no local e fez o trabalho de limpeza, porém no dia seguinte novos sacos de lixo começaram a ser depositados no local.
O que está faltando?
Consciência, informação, autuação, educação, o quê?
Somente o poder público é responsável pela ação contra a Dengue?
Qual o papel da comunidade nessa luta?
Esta ação deveria ser em parcerias, cada um na comunidade deveria assumir seu papel de cidadão e cumprir com seu deveres. Preservar a saúde de todos, é dever tanto do governo como dos cidadãos. Portanto não devemos ignorar questões como esta, por não estarem longe das nossas casas, devemos sim agirmos como agentes comunitários e lutar contra aqueles que se acham imunes ao mosquito da Dengue, dentre outras doenças trazidas pelo acúmulo de lixo em áreas não apropriadas.
Faça parte dessa corrente, seja consciente, mude esse quadro.

Imagens e Texto: Professora Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário