Contador de visitas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Educação e Ensino com qualidade

As Escolas Municipais de Anápolis, inovam na metodologia e diferenciam no processo ensino-aprendizagem. Prova disso foi a aula prática no Museu Histórico de Municipal, onde os alunos da Escola Municpal Raimunda Oliveira Passos, receberam do Assessor Técnico Jairo Alves, a história do município desde os primórdios dos tempos.
A aula contava a História do Município de maneira prazeirosa e com muita curiosidade por parte dos alunos, que interagiam a cada peça exposta, com perguntas coesas e criativas.

Olhos atentos e surpresos
As professoras Patrícia Silva Guerra de Língua Portuguesa e Denise Cristina de História e Geografia, interdisciplinaram os conteúdos e promoveram para os os do 6º ao 9º ano, uma experiência inclível, que com certeza ficará marcada nas mentes de cada aluno ali presente.

O Diretor do Museu Tiziano Mamede Chiaretti, acompanhou atentamente a visita dos alunos.

Num outro momento farei a reportagem exclusiva sobre o Museu e apresentarei fotos que marcaram a 
História do município, incluindo a Cápsula do Tempo, que foi aberta no Centenário de Anápolis.
É interessante ver atitude com estas das professora Patrícia e Denise, planejarem uma aula fora dos padrões normais (quadro, giz, caderno etc.). Não é tão difícil promover um atividade diferente, às vezes, ganhasse mais em conteúdo e motivasse mais os alunos, mediando o conhecimento teórico com o prático.
Ações como está ajuda aliviar a árdua tarefa do educador de levar os alunos a compreenderem conteúdos que não são vivenciados pelos mesmo. Acredito que nessa intenção a Escola terá muito a ganhar, reduzindo inclusive o abandono e  a violência cotidiana escolar.

Metodologia interacionista

Segundo Oliveira(1995, p.61) ao se referir sobre a concepção de Vygotsky:
"Uma metodologia interacionista favorece as relações entre desenvolvimento e aprendizado, e, particularmente, sobre a zona de desenvolvimento proximal, estabelecendo forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie".

O papel do professor

Em uma metodologia interacionista, o professor deverá ser um mediador crítico da aprendizagem, distanciando-se de uma postura autoritária no ensino e possibilitando que os alunos evoluam nos conceitos sobre o assunto estudado.

Vantagens da metodologia interacionista

A metodologia interacionista constitui em um instrumento importante no sentido de contribuir para o ensino de Ciências voltado para a compreensão conceitual e não para a memorização. Permite a contextualização dos conteúdos trabalhados em sala de aula, tendo em vista uma aprendizagem mais rica em significados. Contribui também para a superação da passividade do aluno e sua formação mais ampla e integral através da interaçào entre o conhecimento, o meio e o contexto social em que está inserido.

Planejando a aula

Essa é a etapa de estruturação. É importante durante o planejamento que o professor delimite o conceito a ser trabalhado, o seu objetivo, qual a atividade a ser realizada, a metodologia e o momento da contextualização.
Foi nessa teoria que Escola, busca delimitar sua área e combater a concorrência, com os vários atrativos inúteis que o mundo fora dele oferece aos nossos alunos e que no final eles só tende a perder, caso optem a ficarem fora de uma sala de aula.
Imagem e Texto: Professora Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário