Contador de visitas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Abertura do 3º Seminário de Educação Ambiental em Anápolis

Aconteceu hoje a abertura do 3º Seminário de Educação Ambiental em Anápolis na Unidade SESC.
Uma parceria SESC com a Prefeitura Municipal de Anápolis, o evento que já vem acontecendo desde o dia 01/06, com o Show dos Paralamas do Sucesso, passando nos dias 04,05, e 06 de junho para as oficinas de Arte Educação, agora atinge seu pico mais alto...

Com uma equipe altamente capacitada das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura ...

Educação  e ...

SESC os trabalhos atingiram seus objetivos.

Alunos do Curso de Pós Graduação em Formação de Educadores Ambientais, tiveram como conteúdo programático as palestras do Seminário.


A equipe em total sintonia, preparavam se para receberem o público fazendo o credenciamento, entregando o kit e recolhendo os alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes do município.

No salão montado, os parceiros como Porto Seco Centro Oeste, AMBEV, Super Vi, Casa do Artesanato, Universidade Estadual de Goiás ...






Universidade Católica de Anápolis, Revista Planeta Água, Farmácia Artesanal e outros, disponibilizaram standes com demostrativo de suas atividades num cenário todo voltado para o Cerrado Goiano.






O Porto Seco Centro Oeste é uma das empresas que atualmente mais investe nas ações ambientais do município.





A ex-ministra Marina Silva chegou ao evento e participou primeiramente de uma coletiva com a imprensa, depois se dirigiu ao auditório onde proferiu palestra.


Inicialmente ela falou sobre o Desenvolvimento Sustentável no contexto do Cerrado, fazendo uma linha do tempo sobre a ocupação de áreas do Cerrado de forma desordenada, para práticas da agro-pecuária. Ressaltou a riqueza da nossa biodiversidade, enfocando o quantitativo de espécies tanto da fauna quanto da flora, salientando sobre a falha na legislação das APAS. Segundo ela "as ameaças que o bioma vem sofrendo, poderia ser reduzida através de tecnologias sociais, ocasionando assim um recuo na degradação que já está tão avançada".
De acordo com a ex-ministra o importante é o aumento da produção saindo da forma predatória e partindo para a sustentabilidade, e afirma é preciso mudar o modelo de desenvolvimento econômico para se manter a conservação do Meio Ambiente.
Outro enfoque foi dado ao crise mundial, onde segundo Marina a crise está associada a 4 pilares: econômico, social, ambiental e de valores. 
A crise social está associada a degradação de vidas com desigualdade de oportunidade, a ambiental a perda da biodiversidade, poluição, escassez de água e as mudanças climáticas. A política e valores são resultados da luta do poder pelo poder e do dinheiro pelo dinheiro, que sacrificam os recursos de milhões de anos pelo lucro de algumas décadas.Alianças pragmáticas políticas, para a disputa do poder encontraram seu ápice na crise mundial que se iniciou em 2008, quando o mundo entrou no colapso econômico com a  quebra das bolsas do setor imobiliário do Estados Unidos, que repercutiu no mundo inteiro.
Fazendo uma citação a Tiago Melo "Não se precisa de um novo caminho, mas sim mudar o modo de se caminhar" ela se refere aos modelos econômicos implantados a partir do caos da economia mundial.
Fez também um alerta: desmatando a Amazônia e o Cerrado, implicará na criação de um grande deserto e ressalta que o ambientalista Chico Mendes perdeu a vida tentando alertar para o perigo eminente das ações de desmatamento das referidas regiões e afirma que a crise civilizatória tem que ser enfrentada por todos nós.
O público presente, contou também com alunos universitários que aplaudiram de pé as premissas relatadas por Marina e as expectativas dos resultados da Rio +20.
Anápolis hoje registrou um novo marco na sua trajetória para a Educação Ambiental. Sabemos que todos somos responsáveis no resgate das agressões que nosso bioma vem sofrendo.
Agora que temos as informações vista em um âmbito maior, caberá não apenas ao poder público, mas toda população fazer a sua parte para reverter a situação e alcançarmos a qualidade de vida que tanto esperamos.

Imagens e Texto: Profª Eucárice Cabó


Nenhum comentário:

Postar um comentário