Contador de visitas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mini Curso - Horta Agroecológica

Aconteceu no último sábado (16), na Unidade Agraecológica, um Mini Curso ministrado pela Diretoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Diretor Álvaro Gonçalo coordenou os trabalhos começando pelo tema "Horta orgânica" apresentando a forma como se monta o espaço.
A agricultura orgânica vem sento incentivada no município pela Diretoria com os pequenos produtores do Programa Agricultura Familiar.
Os cursista de diferentes áreas do conhecimento, mas imbuídos no desejo da prática, atenciosamente ouviam as exposições do Diretor.

Este demostrativo da agricultura orgânica, prova que é possível o cultivo sem a utilização de agrotóxicos.

Os alimentos são plantados de canteiros circulares, intercalados com ervas medicinais, pimentas coloridas e plantas ornamentais, como o conhecido Cravo de Defunto.





Tal mistura promove a afastamento das pragas que se hospedam nas hortaliças

O sistema de gotejamento contínuo, utiliza, mangueira com micros furos a laser e um filtro purificador.
Desta forma a mesma quantidade de água recebida no início da mangueira é a mesma no final, com este controle não há desperdício de água e a plantação é irrigada uniformemente, conduto necessita de uma pessoa para gerenciar o sistema (abris e fechar a torneira).


O quintal ecológico é formado por frutíferas que impedem a passagem brusca do vento, que pode danificar a plantação. No fundo da foto há um galinheiro, onde a função é a produção de insumos que serão utilizados para adubação da horta.
A Estufa de Bambu, é o local onde se produz as mudas que serão utilizadas na horta.
Outro tema abordado no Mini Curso foi a questão da segurança alimentar. Muitas pessoas não se preocupam em avaliar a qualidade do produto que está comprando nem tão pouco a data de validade. Ocasionalmente esta atitude pode provar graves danos a saúde.
A Cartilha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, retrata bem a situação e orienta o consumidor a selecionar melhor os alimentos que serão ingeridos.

A aula de campo foi enriquecida com a prática dos métodos de compostagens e minhocário, que constituem o processo de adubação orgânica.
Depois de tanto conhecimento absorvido, a turma está motivada a desenvolver cada um de seu modo e de acordo com seu espaço físico, as práticas apresentadas.
Desejamos que a conscientização do consumo de produtos orgânicos possa se fortalecer e promover qualidade de vida tanto para as atuais quanto para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário