Contador de visitas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Em 6 anos, caatinga tem desmatada área equivalente a quase 3 vezes o DF

O desmatamento na Caatinga entre 2002 e 2008 foi de 16576 quilometros quadrados, o equivalente a quase três vezes a área do distrito Federal, segundo divulgou nesta terça feira (02/03/10), o Ministério do Meio Ambiente. O total desmatado da Caatingasaltou de 43,38% para 45,39% nessse período.
A taxa média de desmatamento nos seis anos foi de 2.763 km², o que eqauqvale às áreas dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro somadas. "Os números são assustadores. É muito. Isso tem de ser reduzido", diaz o minstro de Meio Ambiente, Carlos Minc.
De acordo com os dados do monitoramento divulgado pelo MMA, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa para produção de lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste e ao setor siderúrgico de Minas Gerais e do Espírito Santo. Outros fatores apontados foram as áreas criadas para biocombustível e pecuária bovina. O uso do carvão em indústria de pequeno e médio porte e em residências também aparecem entre as causas da devastação.
Municípios
Da lista de dez municípios brasileiros que mais desmataram a Caatinga nesses seia anos, quatro estão no Ceará (Acopiara, Tauá, Boa Viagem e Crateús), quatro na Bahia (Bom Jesus da Lapa, Campo Formoso, Tucano e Mucugê) e dois em Pernambuco (Serra Talhada e são José de Belomontet). Segundo o ministério, a emissão média anual de dióxido de carbono (CO²) durante esse período, devido ao desmataneto da Caatinga, foi de 25 milhões de toneladas.
Minc destacou que o desmatamento da Caatinga é pulverizado, o que significa que não se concentra em uma determinada área, o que torna mais difícil combatê-lo. Entre as rpincipais causas do desmataneto da Caatinga, estão o uso da mata nativa para lenha e carvão e o avanço de pólos agrícolas e pecuário.

Fonte:www.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário