Contador de visitas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Modelo de casa populares e ecológicas

20.10.2008 por marabain
 Leiam e vejam que bacana este projeto desenvolviedo pela UFRGS. O mais legal de tudo é o interesse e a crescente importância  que a própria pesquisa e seus pesquisadores dão a este assunto; enquanto que o mais chato é a falta de interesse de se fazer um projeto de casas populares com esta tecnologia.
A grande questão que talvez possa surgir é a respeito dos encargos desta tecnologia e sua aplicação em casas populares. Ao meu ver o custo benefício deste tipo de obra por si só já traduz todo seu empenho em preservação e qualidade de vida  da grande massa populacional.
Mais uma vez deixo aqui o artigo para vocês lerem, refletirem e tirarem suas próprias conclusões.
Namâste

Modelo de casa ecológica é aplicado em habitações populares

Projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 
André Crespani | andre.crespani@rbsonline.com.brO Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolve um projeto de moradias ecológicas – as chamadas casas sustentáveis. O portal de Ambiente do clicRBS conversou com o coordenador do projeto, engenheiro Miguel Aloysio Sattler. Ele explicou um pouco da história do projeto, iniciado com a Casa Alvorada. Sattler conta que o protótipo, localizado no campus da universidade, serve de modelo para a construção de habitações populares.
As moradias populares desenvolvidas sob os preceitos da casa sustentável são, de acordo com Sattler, maiores e mais confortáveis do que as habitações populares comuns. Ele conta que uma experiência efetiva com casas populares sustentáveis foi feita em Nova Hartz, no Rio Grande do Sul.
Segundo o coordenador do projeto, uma residência sustentável tem preocupação com a questão ambiental desde a aquisição dos materiais até a execução da obra. Além disso, a casa sustentável precisa aproveitar as características naturais do local onde é construída. Por isso, conforme Sattler, é mais fácil pensar uma construção sustentável antes de sua edificação do que tentar adaptar um prédio já existente.

Veja no vídeo abaixo a entrevista com o engenheiro Miguel Aloysio Sattler, do Norie-UFRGS
http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?template=2095.dwt&newsID=a2234948.htm&tab=00052&order=datepublished&espid=21&section=Not%EDcias&subTab=04400

Nenhum comentário:

Postar um comentário