Contador de visitas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Inclusão Social e Digital

A Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciaram no dia 24/11/2010, o Projeto Inclusão Social e Digital, na Cooperativa de Coleta Seletiva de Anápolis.
O Expresso Digital, foi aguardado com muita expectativa, pois os cooperandos, na maioria com idade superior a 50 anos, além de não conhecerem um computador, nunca tiveram a oportunidade de operá-lo.
Dona Maria de Fátima, veio da Paraíba, e com muita dificuldade conseguir digitar seu nome e de algumas coisas de que gosta. Promete se esforçar mais.
O local foi o próprio espaço da Cooperativa, pois enquanto uma turma participava da capacitação, a outra trabalhava na esteira separando os materiais para reciclagem.
Devido ao local ser próximo ao Aterro Sanitário, o Expresso teve que ficar posicionado na estrada de dá acesso ao mesmo.
Maria Dinalva, embora dificuldade de localizar as letras no teclado, por baixa visão, conseguiu digitar seu nome completo.
Bruno Brandão, também se empolgou com a sede conhecimento dos alunos e me ajudou a acessorar alguns alunos.


Devido a demanda, ficou uma turma sem atendimento, para a aula de hoje, vou dividir a turma em dois grupos e com um tempo maior.


Muitos alunos, começaram o trabalho mais cedo no dia seguinte, para não se atrasarem para a aula.
Profesora Eucárice, no segundo dia de aula. Foi interessante a maneira que encontrei para transmitir meu conhecimento. Fiquei como numa turma de alfabetização de pequenos, ao lado dos meus alunos, incentivando-os a desbravarem o universo desafiador da informática.
Metodologia diferenciada, trás motivação a todos.
Celeste, presidente da Cooperativa, entrou no clima e ajudou alguns cooperados a realizarem atividade de coordenação com o mouse.

Este trabalho está sendo um desafio tanto para os cooperados, como para mim, que já trabalho há 30 anos com a Educação, mas nunca tive oportunidade de ensinar alunos tão especiais. A gratificação e a satisfação é imensa, principalmente quando vejo naquelas mãos duras, marcados pelo tempo e pelo trabalho pesado manusearem um mouse com tanta suavidade, Os olhos enxergando pouco, mas sempre alerta para os desafios que a tela do computador oferece.
A minha realização profissional agora se tornou completa, pois sei que apesar de tanto tempo fora de uma sala de aula ainda sou capaz de transmitir o conhecimento de maneira que motivei a todos e impulsionei um novo caminho, na página de história de vida de cada um dos meus alunos e agradeço a Deus, não pela minha profissão, mas pelo dom de sempre estar pronta para recomeçar e nunca desanimar nesta minha jornada.

Imagens e Texto: Professora Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário