Contador de visitas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Porto Seco, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Educação

Dando continuidade aos Projeto de Educação Ambiental, a Escola Municipal Dinalva Lopes, participou com 38 alunos do 5º ano, de mais uma etapa de incineração de drogas.

O alunos fizeram primeiramente uma visita ao Centro de Convivência Fabrício Tavares, área onde os caminhoneiros e familiares têm a assistência nº 1, do Brasil, enquanto aguardam a liberação de cargas.
Professora Eucárice e as Professoras do 5º ano, com a Coordenadora Claudineia
Gabriela recepcionou a turma, fazendo um breve histórico da área de abrangência do Porto Seco e do Centro de Convivência.
Em seguida, a turma se dirigiu para conhecer as dependências do Centro de Convivência.
Esta é a área do restaurante, onde várias pessoas se encontravam.
Conheceram o posto de assistência médica, e depois os alunos foram conduzidos a área denominada "Cinema Hollywood do Cerrado". Este nome foi dado pelo fato que na década de 40, muitas pessoas chegavam no Porto de Santos e lá recebiam incentivo de terra boas e baratas, no interior do Brasil. Esta foi a chamada "Marcha para o Oeste", no governo Vargas, que visava o povoamento do centro do pais e a desaceleração populacional do litoral. Atrizes de Hollywood, como Janet Gaynor, Joan Lowel e Mary Martim, não só adquiriram terras, como também passaram a fazer parte da sociedade anapolina da época. Mary Martim é que mais permaneceu no solo goiano, sua fazenda hoje no Distrito de Sousânia, pertence atualmente ao Sr. José Caixeta. A família do Sr. Zico, pessoa responsável pela terra, foi beneficiada com ida aos Estados Unidos, onde sua filha Maria Lúcia, trabalhou como Dama de Companhia de Mary Martim, permanecendo por vários anos por lá e atualmente, professora da Rede Municipal de Anápolis.


No auditório do cinema, os alunos receberam as informações para que se procedesse a queima das drogas, cujo carregamento, acompanhado por várias viaturas e policiais estava preste a chegar.

O caminho feito pelos alunos, por dentro do depósito e montagem de pneus da Hyundai.

Havia policiamento por toda parte, para garantir a segurança dos presentes e a chegada do carregamento.
No caminhão ao lado estava 2 mil toneladas de drogas para ser incinerado.
Foi montado pela organização do Porto Seco Centro Oeste, uma tenda, onde os alunos e as autoridades policiais locais permaneceram até o ato.
Apesar do forte esquema de segurança, a imprensa pode circular livremente.
Este fornos no passado serviam para secar os grãos armazenados nos silos do Porto, hoje os silos estão vazios e os fornos passaram a servir operações policiais de incineração.
O processo de incineração começou com cada autoridade presente jogando um pacote no forno.
O sistema de exaustão foi acionado, e a forte fumaça, foi remetida para cima.
Fardo de drogas apreendidas, sendo aberto pelos policiais responsáveis.
Após uma manhã, com aula super diferente, os alunos foram encaminhados ao ônibus do Porto e regressaram à escola, cheios de novidades e muita ação para contar a todos.

Imagens e texto: Professora Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário