Contador de visitas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CNEN e AGMA estudam projetos conjuntos


A conservação do Cerrado goiano vai contar com a ajuda de pesquisadores ligados ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), cujos laboratórios estão instalados no interior do Parque Telma Ortegal, administrado pela Agência Ambiental. De acordo com o diretor de Pesquisas e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Alfredo Tranjan Filho, o CRCN-CO vai desenvolver mais seu potencial frente às demandas da região e atrair parcerias que rendam aplicações práticas e benefícios à população.
            Cinco projetos iniciais foram apresentados aos representantes das instituições públicas e privadas convidadas para o Primeiro Encontro de Trabalho do CRCN-CO que aconteceu no dia 29 de agosto. “Queremos nos tornar um Centro de conhecimento que pode difundir o que há de útil dentro das Ciências com as quais trabalhamos. Esse é o grande sonho e razão pela qual o CRCN-CO possui um laboratório especializado em radioecologia, que está pronto para atender a região Centro-Oeste”, declarou Tranjan.


            A Agência Ambiental vai participar diretamente de quatro dos cinco projetos apresentados. A AGMA vai colaborar com os projetos de armazenamento de grãos (silagem), de medição de radionucleídeos em alimentos, de estudo hidrogeológico para gestão das águas, além de continuar contribuindo com o Plano de Monitoramento Ambiental, que é realizado sistematicamente pelo CRCN-CO.
            A parceria com a AGMA vai possibilitar que os técnicos das duas instituições trabalhem em pesquisas de monitoramento ambiental. “Com ajuda dos técnicos do laboratório do CRCN-CO, poderemos fazer um monitoramente da qualidade das águas do nosso Estado, que é o berço das águas do Brasil, monitorando principalmente as nossas grandes reservas subterrâneas, para que possamos ter no futuro água em abundância e com qualidade”, afirma Paulo D’Ávila, diretor de Ecossistemas (foto).
            Outro projeto que envolve a participação da AGMA é o da irradiação de grãos, que tem o objetivo de controlar as pragas (fungos e larvas) que causam prejuízos ao armazenamento da produção agrícola em silos. “Isso vai favorecer o meio ambiente, porque aumentará a produtividade no Estado de Goiás e, conseqüentemente, teremos uma menor pressão da expansão da produção sobre o Cerrado ainda nativo no Estado”, explica o diretor de Ecossistemas.


            O CRCN-CO garante a segurança dos depósitos de rejeitos radioativos no Parque Telma Ortegal através de um Plano de Monitoramento Ambiental. Nele também é feita a análise de radionuclídeos em alimentos. Segundo D’Ávila, a ampliação dessa pesquisa pode reforçar um projeto em desenvolvimento pela AGMA, que busca a certificação de alimentos produzidos em Goiás na Europa e nos EUA. “Nossa exportação hoje é monitorada em termos de qualidade de grãos e de alimentos em geral. Fazendo este trabalho em conjunto com o CRCN-CO, estaremos colaborando com a qualidade dos alimentos que o Brasil está exportando”, concluiu.
            Também foi destaque no Encontro o projeto apresentado que pode estabelecer uma parceria do CRCN-CO com instituições de saúde estadual e municipal. Através dele, o Centro ofereceria sua infra-estrutura técnica e laboratorial para aperfeiçoar a qualidade dos equipamentos e das imagens obtidas em exames de mamografia. A idéia foi muito bem aceita por representantes e profissionais de hospitais, que identificam na operação e precisão desse tipo de equipamento emissor de radiação um fator para a melhoria do atendimento e do tratamento a pacientes de câncer de mama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário