Contador de visitas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prefeitura de Anápolis, SENARGO, FAEG e Sindicato Rural


Em reunião no gabinete do Prefeito Municipal, foi apresentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás, através de sua Coordenadora Maria Adelaide Macarini dos Santos o Programa Agrinho.

Secretária Municipal de Educação Profª. Virgínia Maria Pereira de Melo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Dr. Mozart Soares Filho Coordenadora do Programa Agrinho Maria Adelaide Macarini dos Santos

Estiveram presentes o Presidente do Sindicato Rural de Anápolis, José Caixeta, Diretor do Sindicato Marco Antonio,  Coordenador do Programa Saúde no Campo Pedro Santos Leão, Diretor Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Álvaro Gonçalo e responsável pela Educação Ambiental das Escolas Municipais Profª Eucárice Cabó. 






José Caixeta deu início fazendo as apresentações, onde também relatou a atuação do Sindicato Rural, fazendo um breve relato das ações onde foram oferecidos 231 cursos em parceira com o SENAC e mais outros cursos em atendimento às necessidades da comunidade rural. Dando sequência,  Dr. Mozart, representando o Prefeito Antonio Roberto, relatou a sua experiência em 30 anos frente a presidência do SESC, mostrando-se conhecedor do Sistema "S".

Maria Adelaide, fez um pequeno histórico do Programa Agrinho, que teve início no Paraná em 1995, onde na ocasião priorizou a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problemática pontual do meio rural contida no manuseio de agrotóxicos e contaminação da população.

Ao longo dos anos ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio Ambiente e foram incluídos temas como saúde, cidadania, trabalho e consumo.
Em 2008, o Agrinho assistiu mais de 1,5 milhões de alunos, em 385 municípios do Estado Paraná.
Com o objetivo de estimular as crianças ao saber e atuar como cidadão, promovendo a formação de multiplicadores de consciência ambiental e estimulando uma maior interação entre escola, professores, alunos e comunidade.
Quanto a execução, o Programa é desenvolvido e acompanhado, em todas as suas fases pelo Sistema FAEG/SENAR, com o apoio das Secretárias Estaduais e Municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente.
Os professores serão treinados quanto a proposta metodológica, ao conteúdo técnico, á aplicação dos instrumentos e ao uso do material pedagógico enfatizando a aprendizagem colocativa.


Tema para 2010: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

  • Livro temático para os professores do 1º ao 5º ano;
  • Livro temático para os professores do 6º ao 9º ano;
  • Apostilas "Projetos Pedagógicos";
  • Vídeo (apresentação do Programa, Ética, Cidadania e Meio Ambiente;
  • Site (em construção);
  • Fórum de discussão.






A Secretária Municipal de Educação, apoiou a implantação do Programa no município, juntamente com o Presidente do Sindicato Rural José Caixeta e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável Dr. Mozart Soares Filho.
Na próxima semana, estará disponivel no site www.senargo.com.br, as fichas de inscrições e o período de treinamento será entre dos meses de março a maio de 2010, em Goiânia.

Fotos e reportagem: Profª Eucárice Cabó



Nenhum comentário:

Postar um comentário