Contador de visitas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Escola Rural, cidadania e tecnologia social

Está em fase de implementação, a Horta PAIS, na Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, no Distrito de Interlândia.
A Unidade Escolar possui uma vasta área, que atualmente através das Secretarias Municipais de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Meio Ambiente, foi transformada em cenário de pura tecnologia social.

Esta cena retrata o galinheiro em forma de rancho, onde cercado por telas e com um corredor também fechado, oferece um espaço agradável, onde as aves poderão produzir insumos que serão utilizados nas plantações das hortaliças.
Este espaço compreende o quintal ecológico, onde serão plantadas árvores e frutíferas do Cerrado. As funções deste quintal são:
recuperar áreas degradadas do cerrado;
lazer das galinhas;
sustentabilidade, através da produção e comercialização de frutos do Cerrado.
Os canteiros estão disposto de modo circular, fator este que contribui, para uma ângulo maior de visão por parte do agricultor.
Visão mais aproximada do corredor que dará as galinhas, acesso ao quintal ecológico.

Na imagem ao fundo podemos notar a ameaça da plantação de eucalipto, que tomou conta de toda essa região.
Esta é das quatro unidades escolares rural do Município de Anápolis.
Situação privilegiada, ambiente propício para a aprendizagem
Esperança de uma nova realidade social.

Fonte:
Imagens e Texto: Professora Eucárice Cabó

Um comentário:

  1. Estou passada! levei um susto, quando me deparei com tantas modernidades, em nossa cidadezinha, INTERLANDIA(PAU TERRA). Grassas a minha saudade de minha terra natal, e ao meu livro que estou publicando pelo BLOG (COMO PARTE DE MINHAS MEMÓRIAS)é que pude visualisar todo êste contexto. Mais saudades ainda me deu. Ao vice prefeito Sr. Zezinho (meu antigo professor e filho do nosso médico Seu Sinhô, a voce Fábio filho da minha professora de corte e costura Tiana do Lázaro a toda população de Interlandia o meu grande beijo. E UM FELIZ DIA DAS MÃES PARA TOTAS AS MÃES DE INTERLANDIA E O MEU ATÉ BREVE.

    ResponderExcluir