Contador de visitas

terça-feira, 22 de março de 2011

22 de março - Dia Mundial da Água


Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o “Dia Mundial das Águas” (DMA).
A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
Alerta do Planeta

Desde 1993, anualmente vem se falando sobre a questão da água do nosso planeta. É estranho observar o quanto os veículos de comunicação conscientizam, quanto ao uso racional desse recurso e eu pergunto, por que as pessoas ignoram tais informações? 
É comum vermos pessoas lavando calçadas, ora até mesmo debaixo de chuva, lavando carros na porta de suas casas enfim desperdiçando um recurso tão precioso e vital para a vida do Planeta.
Atitudes como estas levam a crer que o ser humano é o mais irracional dos animais. Que a soberania humana só serve para nos colocar na escala de níveis inteligíveis num patamar acima dos demais, apenas um destaque. Não nos difere em supremacia.
O mais intrigante é que o valor pago nas contas de água, vem subindo assustadoramente, e nem assim as pessoas se preocupam em economizar, mesmo sendo o seu próprio dinheiro.
Essa teimosia só nos levará a um futuro nada promissor. Há estudos que estão sendo realizados, no sentido de analisar o aumento das precipitações durante os anos de 2010 e 2011 e apontam para um grande volume de chuvas.Bem analisando o ciclo da água, o abastecimento dos lençóis freáticos, isto é bom, porém o estudo também aponta para o longo período de estiagem, fato este que pode comprometer os mesmos lençóis. São estudos, hipóteses e que ainda não foram comprovadas, mas para aqueles que têm consciência, sabe como se diz popularmente, "onde há fumaça, há fogo".
Precisamos neste momento fazermos mais agentes multiplicadores e atuarmos mais na conscientização da preservação desse recurso. Vale ressaltar que ao propor o aumento de multiplicadores, não significa que esta ação seja apenas para se projetar nas mídias de comunicação, pelo contrário, é uma ação silenciosa, que necessita se propagar através do contato corpo a corpo, precisa atuar na intervenção das ações das pessoas que ignoram o alerta.
Exemplo: Ao ver uma pessoa utilizando água potável na limpeza de calçadas, perca uns 10 minutos do seu dia, oferecendo a ela sugestões, como reaproveitar a água da chuva, ou reutilizar a água da lavagem de roupas, mostrando a ela o que ela irá provocar com este desperdício.
São no máximo dez minutos, que poderão representar mais dez anos de utilização da água potável.

O século XX, foi marcado por grandes guerras que dizimaram um bom número de população do planeta, em virtude da disputa do poder econômico, gerado pelo petróleo. Neste século as guerras estarão voltadas para as questões da água e das etnias. Sabemos que nem todos os continentes possuem reservas de água potável, possivelmente, utilizando as etnias, grandes nações atacaram umas as outras, com o foco principal nessas reservas .
A questão agora em pauta é: Qual o seu papel mediante a essas informações?
Que tipo de agente você é, ativo ao defender a conservação desse patrimônio natural "água", ou passivo, ignorando tudo e se omitindo mediante a questão.
A decisão é sua, mas que pagará a conta somo nós.

Imagens: www.google.com.br
Texto reflexivo: Professora Eucárice Cabó

Nenhum comentário:

Postar um comentário