Contador de visitas

terça-feira, 22 de março de 2011

Anápolis inova no 1º festival de Cinema

Tizuka Yamasaki, filha e neta de japoneses, nasceu numa fazenda de café no Rio Grande do Sul, mas foi criada em Atibaia, no interior de São Paulo. Aos 15 anos foi estudar na capital e em 1970 transferiu-se para Brasília.
Cursava arquitetura na Universidade de Brasília, quando a faculdade foi fechada. Ela se transferiu para a Universidade Federal Fluminense e decidiu fazer cinema.
Nesse período, fez alguns curta-metragens e conheceu Nelson Pereira dos Santos, seu professor, com quem desenvolveu a revista "Luz e Ação", que acabou não saindo. Porém, as idéias do cineasta a influenciaram e ela começou a fazer o trabalho de continuista e fotógrafa de cena em "O Amuleto de Ogum", em 1974.
A partir daí, Tizuka trabalhou com grandes nomes da indústria cinematográfica nacional como o próprio Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Lael Rodrigues, Paulo Thiago e outros.

Em 1978 ela abriu sua própria produtora, a CPC, que produziu filmes consagrados como "Bar Esperança", "Rio Babilônia" e "Idade da Terra", de Glauber Rocha. Em 1980 ela desenvolveu o roteiro de "Gaijin- Caminhos da Liberdade", seu primeiro longa-metragem como diretora, que conta a história de uma família de japoneses que veio para o Brasil trabalhar na lavoura e passou por todas as dificuldades que passaram os imigrantes no país do começo do século.
Tizuka também fez "Lua de Cristal" (1990), com Xuxa Meneghel e Sérgio Malandro e um filme dos Trapalhões, também para o público infantil, além de "Parahyba, Mulher Macho" (1983) e "Fica Comigo" (1996). Fez ainda trabalhos para televisão, música e teatro. Dirigiu novelas ("Kananga do Japão", "O pagador de Promessas"), óperas ("Madame Butterfly"), videoclips ("Jimmy Cliff") e comerciais, além de se dedicar a projetos pessoais como oficinas de direção e de vídeo ou aulas e palestras em Universidades.
Hoje ela está em Anápolis, juntamente com sua equipe composta por Rubens Evald Filho, para participar deste momento histórico na cultura anapolina.

A atriz Ingra Liberato, também compõe a equipe.
Filha de cineastas, estreou no cinema aos 7 anos de idade, fazendo o papel de uma sereia no curta Ementário (1973), dirigido por seu pai Chico Liberato com roteiro de sua mãe Alba Liberato.

Trabalhou em telenovelas de grande sucesso na extinta Rede  Manchete, como Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão depois passou para Rede Globo.

Em 2002 passou a residir em Porto Alegre, é casada com o músico Duca Leindecker,  da banda Cidadão Quem e do Pouca Vogal, com quem tem um filho, Guilherme (2003).
Em 2007, recebeu o prêmio Kikito na categoria melhor atriz por sua atuação no filme Valsa para Bruno Steim no Festival de Gramado.

Os visitantes, fizeram uma viagem no City Tour e conheceram o Parque Ipiranga, cartão postal da cidade  dentre outros locais.
Agora Anápolis, está realmente no clima de produções cinematográficas e o Secretário Municipal de Cultura Augusto Cesar de Almeida, acredita que nesta iniciativa, muitos talentos serão revelados.

Fonte:
Imagens e texto: Professora Eucárice Cabó

Um comentário:

  1. Eucárice, houve um pequeno erro na postagem, o nome é City Tour.

    Um abraço!

    ResponderExcluir