Contador de visitas

domingo, 11 de março de 2012

Cientistas criam mapa do interior da Terra em alta resolução

Uma equipe de pesquisadores elaborou um inédito mapa global da crosta terrestre a partir de observações e cálculos realizados pelo satélite GOGE, informou a Agência Espacial Europeia (ESA), na última sexta-feira (9).
No entanto, batizado como projeto GEMMA, observou-se a zona conhecida como Moho, situada entre a parte mais externa da Terra, a crosta, e os primeiros 50 quilômetros de profundidade, onde se concentram os recursos como gás natural, petróleo e minerais.
 O mapa mede com uma resolução sem precedentes a profundidade desta zona do planeta, e permite uma compreensão melhor do interior da Terra e da gravidade.
As imagens do satélite GOGE mostram a Terra com uma precisão nunca antes obtida, o que contribui para entender melhor a circulação dos oceanos, fundamental para determinar a energia terrestre e as mudanças nos níveis do mar.
O projeto GEMMA melhora as projeções feitas anteriormente, que ao se basearem em dados recolhidos após a análise de terremotos ou da gravidade eram insuficientes.
A equipe cientista foi dirigida pelo italiano Daniele Sampieto e o projeto foi financiado pelo centro de pesquisas Politécnico de Milão e pela ESA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário