Contador de visitas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Que Cidadania é essa?

A Casa Brasil, fica na Vila Norte, bairro de Anápolis com grandes conflitos sócio-econômicos.

Com o objetivo de levar a essa população "Conhecimento e Cidadania", atendeu no ano de 2011 aproximadamente 17 mil pessoas da comunidade local.
Infelizmente, existem pessoas que não compreendem o verdadeiro sentido da palavra "bem público". A foto acima mostra as marcas da destruição feitas por esses indivíduos que só tinham a ganhar com o espaço a eles destinado.
O sujo na parede são pegadas do caminho escolhido por aqueles que se negam a exercer sua cidadania e optam por se manterem a margem do caminho.







Neste local funcionava a oficina de rádio comunicação, restou apenas esta conexão.






Que explicação podemos dar para esta atitude?
Destruir algo que é de todos e para todos!








A Casa Brasil, oferecia oficinas de rádio e comunicação, Telecentro comunitário, Laboratório de Ciência, Estúdio Multimídia, Sala de Leitura e um Auditório. Hoje destruído, mas está sendo reconstruído. 
Vamos mais uma vez acreditar, que a população poderá reconhecer o valor dessa ação de inserção social.
Funcionários da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, estão aguardando o término da reforma, para retornarem as suas atividades diárias.

Significados de termos:
  1. Bem Público: denomina-se bem público, todo bem usufruído pela população de forma gratuita, ou seja, que não se paga, pois o custo dos mesmos já estão embutidos nos impostos arrecadados pelo governos e aplicados às necessidades da população. 
  2. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum. 
Agora a reflexão:

Por que as pessoas são capazes de agirem com tanto descaso em relação a benefícios gratuito?
Do material retirado, apenas duas caixas acústicas foram resgatadas do Parque que se instalou defronte ao prédio. Há informes que um pregão está vendendo os monitores do Telecentro.
E agora, quem são os culpados?
Nós enquanto governo que investimos na população carente, ou a população carente que não quer ser ajudada?
Fico aguardando respostas, que me convençam dessa barbárie.

Imagens e Texto: Profª Eucárice



Nenhum comentário:

Postar um comentário