Projeto
“Água o uso Racional”
Responsável:
Secretaria Municipal
de Educação: Profª Eucárice Cabó
Parceria:
SENEAGO – Anápolis/GO
I –
Justificativa:
Reconhecendo a
importância da água para a vida de todos os seres vivos do planeta, e a
iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento
dos rios, poluição, desperdício e outros, foi escolhido esse tema visando
sensibilizar e conscientizar os alunos do Jardim II e 1º ano, tornando-os
agentes multiplicadores, levando o conhecimento adquirido à comunidade onde os
mesmos estão inseridos ou até mesmo além desse limite, atendo-se para o uso racional da água e da preservação
do Meio Ambiente, como forma de garantir uma fonte futura para a nossa
existência.
II – Objetivo
Geral:
Perceber a
dependência dos seres vivos em relação ao Meio Ambiente, em especial a água e
reconhecer a ação humana na transformação do mesmo, principalmente no que diz
respeito a poluição e ao desperdício de água potável.
III- Conteúdos:
- Conceituais:
- Saber sobre a necessidade de economizar água;
- Reconhecer a importância da água para a vida e suas utilidades;
- Compreender o Ciclo da Água;
- Conhecer as causas da poluição da água;
- Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
- Identificar o percurso da água do Ribeirão Piancó até as casas;
- Conhecer os estados físicos da água;
- Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos;
- Conhecer as causas da atual diminuição das reservas de água do nosso planeta.
- Conteúdos Procedimentais:
- Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
- Assistir vídeos que contextualizam as diversas abordagens sobre a água;
- Realizar experiências diversas com água nos seus três estados;
- Se possível observar córrego poluído que faça parte do bairro ou próximo a ele;
- Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive;
- Analisar contas de água das famílias dos alunos e da escola, abrindo discussão sobre os dados analisados;
- Visitar a Estação de Tratamento de Água (SANEAGO) e conhecer o processo de tratamento e monitoramento da água;
- Confeccionar materiais de artes diversificados retratando o conteúdo apreendido.
- Conhecimentos Atitudinais
- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
- Colaborar para a preservação da água no Meio Ambiente;
- Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o Meio Ambiente em geral;
- Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos;
- Adquirir hábito de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
IV – Etapas Previstas:
- Leitura de textos, histórias, parlendas, advinhas e outros, que abordem o tema proposto;
- Produção coletiva de pequenos textos;
- Escrita espontânea;
- Jogos pedagógicos;
- Entrevista com profissional da rede de tratamento de água e esgoto;
- Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o tema estudado
- Estatística de consumo através das contas de água;
- Porcentagem de água nos alimentos e no corpo;Noções de massa (pesado e leve);
- Volume (cheio oi vazio);
- Situações problemas envolvendo a água;
- Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
- Passeio ao redor da escola observando a ação da chu8va no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto;
- Experiência com o Pé de Feijão;
- Vídeos e Palestras;
- Experimentos que analisam a diferença entre água limpa e água poluída;
- Visita a Estação de Tratamento de Água (ETA) da SANEAGO de Anápolis;
- Desenho livre e de observação;
- Dobraduras;
- Releitura de obras de arte;
- Modelagem com areia e argila;
- Técnicas de pintura
- Murais
- Atividades diversas de arte musical.
V – Público Alvo:
·
1ª etapa: alunos do Maternal II (5 anos);
·
2ª etapa: alunos do 1º ano (6 e 7 anos).
VI – Cronograma:
Nº
|
Data
|
Unidade Escolar
|
Quantidade
de alunos
|
01
|
CMEI Arnaldo
Steckelberg
|
41
|
|
02
|
CMEI Cibele
Teodoro Teles
|
38
|
|
03
|
CMEI Cristiane
Alves A. Peixoto
|
35
|
|
04
|
CMEI Des Ayr
Borges Ameida
|
47
|
|
05
|
CMEI D. Iris
Araújo Rezende
|
22
|
|
06
|
CMEI Dra Zilda
Arns
|
25
|
|
07
|
CMEI Gracinda
Maria da Silva
|
44
|
|
08
|
CMEI Jandira
Bretas
|
43
|
|
09
|
CMEI José
Epaminondas Roriz
|
31
|
|
10
|
CMEI Maria
Capuzzo Cremonez
|
51
|
|
11
|
CMEI Maura
Helena de O Simões
|
50
|
|
12
|
CMEI Paulo
Freire
|
25
|
|
13
|
CMEI Profª
Dalva Mª D Trindade
|
88
|
|
14
|
CMEI Rettie T.
Batista
|
48
|
|
15
|
CEI Beth
Shalom - Madureira
|
29
|
|
16
|
CEI Beth
Shalom II
|
50
|
|
17
|
CEI Beth
Shalom III
|
15
|
|
18
|
CEI Betesda
Esperança
|
50
|
|
19
|
CEI Betesda
Jardim Primavera
|
30
|
|
20
|
CEI Pelicano
|
39
|
|
21
|
CEI Pioneira
|
23
|
|
22
|
EM Batista
Esperança
|
44
|
|
23
|
EM Belisária
Correa
|
25
|
|
24
|
EM José
Cupertino de Paula
|
75
|
|
25
|
EM Lindolfo
Pereira
|
25
|
|
26
|
EM Prof Ernest
Heeger
|
69
|
|
27
|
EM Prof Jesus
Duarte
|
14
|
|
28
|
EM Raimunda de Oliveira Passos
|
16
|
|
29
|
EM Wady
Cecílio
|
10
|
|
30
|
EM Walmir
Bastos Ribeiro
|
25
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário