Contador de visitas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto "Água uso Racional" - 2012

Projeto
“Água o uso Racional”
  


Responsável:
Secretaria Municipal de Educação: Profª Eucárice Cabó
Parceria:
SENEAGO – Anápolis/GO

 Março/2012



I – Justificativa:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres vivos do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício e outros, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar os alunos do Jardim II e 1º ano, tornando-os agentes multiplicadores, levando o conhecimento adquirido à comunidade onde os mesmos estão inseridos ou até mesmo além desse limite, atendo-se  para o uso racional da água e da preservação do Meio Ambiente, como forma de garantir uma fonte futura para a nossa existência.
II – Objetivo Geral:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao Meio Ambiente, em especial a água e reconhecer a ação humana na transformação do mesmo, principalmente no que diz respeito a poluição e ao desperdício de água potável.
III- Conteúdos:
  1. Conceituais:
  • Saber sobre a necessidade de economizar água;
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas utilidades;
  • Compreender o Ciclo da Água;
  • Conhecer as causas da poluição da água;
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
  • Identificar o percurso da água do Ribeirão Piancó até as casas;
  • Conhecer os estados físicos da água;
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos;
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas de água do nosso planeta.
  1. Conteúdos Procedimentais:
  • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
  • Assistir vídeos que contextualizam as diversas abordagens sobre a água;
  • Realizar experiências diversas com água nos seus três estados;
  • Se possível observar córrego poluído que faça parte do bairro ou próximo a ele;
  • Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive;
  • Analisar contas de água das famílias dos alunos e da escola, abrindo discussão sobre os dados analisados;
  • Visitar a Estação de Tratamento de Água (SANEAGO) e conhecer o processo de tratamento e monitoramento da água;
  • Confeccionar materiais de artes diversificados retratando o conteúdo apreendido.
  1. Conhecimentos Atitudinais
  • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
  • Colaborar para a preservação da água no Meio Ambiente;
  • Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o Meio Ambiente em geral;
  • Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos;
  • Adquirir hábito de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
IV – Etapas Previstas:
  1. Leitura de textos, histórias, parlendas, advinhas e outros, que abordem o tema proposto;
  2. Produção coletiva de pequenos textos;
  3. Escrita espontânea;
  4. Jogos pedagógicos;
  5. Entrevista com profissional da rede de tratamento de água e esgoto;
  6. Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o tema estudado
  7. Estatística de consumo através das contas de água;
  8. Porcentagem de água nos alimentos e no corpo;Noções de massa (pesado e leve);
  9. Volume (cheio oi vazio);
  10. Situações problemas envolvendo a água;
  11. Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
  12. Passeio ao redor da escola observando a ação da chu8va no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto;
  13. Experiência com o Pé de Feijão;
  14. Vídeos e Palestras;
  15. Experimentos que analisam a diferença entre água limpa e água poluída;
  16. Visita a Estação de Tratamento de Água (ETA) da SANEAGO de Anápolis;
  17. Desenho livre e de observação;
  18. Dobraduras;
  19. Releitura de obras de arte;
  20. Modelagem com areia e argila;
  21. Técnicas de pintura
  22. Murais
  23. Atividades diversas de arte musical.
V – Público Alvo:
·         1ª etapa: alunos do Maternal II (5 anos);
·         2ª etapa: alunos do 1º ano (6 e 7 anos).
      VI – Cronograma:

Data
Unidade Escolar
Quantidade de alunos
01
 a definir
CMEI Arnaldo Steckelberg
41
02

CMEI Cibele Teodoro Teles
38
03

CMEI Cristiane Alves A. Peixoto
35
04

CMEI Des Ayr Borges Ameida
47
05

CMEI D. Iris Araújo Rezende
22
06

CMEI Dra Zilda Arns
25
07

CMEI Gracinda Maria da Silva
44
08

CMEI Jandira Bretas
43
09

CMEI José Epaminondas Roriz
31
10

CMEI Maria Capuzzo Cremonez
51
11

CMEI Maura Helena de O Simões
50
12

CMEI Paulo Freire
25
13

CMEI Profª Dalva Mª D Trindade
88
14

CMEI Rettie T. Batista
48
15

CEI Beth Shalom - Madureira
29
16

CEI Beth Shalom II
50
17

CEI Beth Shalom III
15
18

CEI Betesda Esperança
50
19

CEI Betesda Jardim Primavera
30
20

CEI Pelicano
39
21

CEI Pioneira
23
22

EM Batista Esperança
44
23

EM Belisária Correa
25
24

EM José Cupertino de Paula
75
25

EM Lindolfo Pereira
25
26

EM Prof Ernest Heeger
69
27

EM Prof Jesus Duarte
14
28

EM  Raimunda de Oliveira Passos
16
29

EM Wady Cecílio
10
30

EM Walmir Bastos Ribeiro
25
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário