Sabemos que a situação das nascentes e mananciais de Anápolis assim como em todo mundo, passa por sérios problemas.
Estamos tentando conscientizar as pessoas da importância de se preservar este bem comum, mas não é fácil.
No ano de 2011, foi realizada uma ação da Prefeitura, que recolheu em cada setor da cidade toneladas de lixo domésticos, tais como: móveis velhos e outros utensílios domésticos, visando justamente impedir que os mesmo fossem depositados as margens, ou dentro dos córregos que cortam o município. Contudo conforme noticiário local a ação não foi o bastante para conter as agressões a este bem tão precioso e necessário.
Analisando os resultados obtidos, as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, investe na Educação Ambiental dos anos do 4º e 5º ano, para que os mesmos possam serem nossos coordenadores em seus bairros e nos ajudem a mudar o comportamento dos adultos, que carregam consigo a cultura de desperdiçar água sem se preocuparem com o amanhã.
Alunos da Escola Municipal Antônio Constante, fizeram uma pequena caminhada até o Parque Ipiranga, para terem uma aula junto as nascentes que abastecem o Parque.
Os alunos do 4º e 5º ano, foram acompanhados pelas professoras e de maneira descontraída interagiam com a metodologia da aula ao ar livre.
Renam, Gerente do Parque começou indagando os alunos sobre o porquê deles estarem ali.
Sequênciando, ele abordou o uso racional da água, o desperdício doméstico, a poluição dos córregos com lixo jogado pela população e abordou também a questão do tratamento de esgoto.
Pode parecer um pequeno gesto, mas o que estas crianças ouviram, servirão para garantir o futuro das novas gerações.
Esta é uma das nascentes do Parque Ipiranga. A Bióloga Renata e Cláudia, explicaram como as nascentes se formam...
e se transformam em grandes rios. Também foi explicado a importância da mata ciliar para a preservação da nascente.
A interação com a natureza fez com que as crianças se sentissem a vontade para participarem de uma aula diferente...
Alguns concentrados, outros distraídos, mas o que realmente importa é a semente que plantamos nas cabecinhas de cada um ali presente.
Imagens e texto: Profª Eucárice
Nenhum comentário:
Postar um comentário